A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande vai realizar ações nesta sexta-feira, 1, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No serviço de referência será oferecido um café da manhã para as pessoas que são atendidas e acompanhadas no local, uma palestra com especialista e uma roda de conversas com as pessoas que convivem com o HIV falando sobre as experiências, dificuldades encontradas na sociedade e outros desafios.

Também será realizada uma ação às 9h na Rua 7 de setembro, no Centro de Campina Grande. A Secretaria de Saúde vai distribuir preservativos, masculino e feminino, e outros insumos de prevenção. A ação, que também consiste em trabalho educativo e de orientação, vai durar o dia inteiro.

imagem

De acordo com o Coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Silvestre Maia, durante todo o mês de dezembro também serão realizadas palestras sobre prevenção e os perigos das doenças em empresas da cidade. Esta semana também já foi realizada uma capacitação com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município para intensificar a aplicação dos testes rápidos de doenças como HIV, sífilis e hepatites nas unidades.

O Serviço de Atendimento Especializado para as pessoas com essas doenças funciona no bairro da Prata e atende quase 800 pessoas, que fazem tratamento, acompanhamento psicológico, recebem os medicamentos antirretrovirais e têm os cuidados para não serem acometidos por doenças oportunistas.

Silvestre explica que o número de pacientes no SAE aumentou em função do descobrimento de novos casos das doenças por causa do aumento da oferta dos testes rápidos. “Iniciamos a oferta dos testes rápidos em 2012 e subimos de 12 mil testes por ano para mais de 15. Eles são fundamentais para captar essas pessoas enfermas e iniciar o tratamento o mais cedo possível”, explicou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO