“Abraço ao Parque da Criança” reúne escolas em ação de combate ao trabalho infantil

Romero_abraco_com_trab_infantilSerá realizado nesta sexta-feira, 12 de junho, o “abraço simbólico ao Parque da Criança”, evento que marca a programação do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Estudantes de 20 escolas da Rede Municipal de Campina Grande participam da ação, promovida através da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Crianças e adolescentes vão compor uma grande roda, circulando o Parque da Criança. O objetivo do ‘abraço’ é promover a conscientização da comunidade sobre o enfrentamento ao trabalho infantil. Participam as secretarias municipais de educação, saúde e assistência social, pastas que atuam de forma integrada no núcleo de desenvolvimento humano, promovendo ações voltadas à garantia de direitos da criança e do adolescente.

Durante o evento, também será entregue a premiação do Concurso de Redação sobre o tema “Combate ao Trabalho Infantil”. O concurso foi promovido no decorrer do primeiro semestre letivo em 14 escolas da Rede Municipal de Campina Grande, estimulando o debate sobre o tema no cotidiano da sala de aula. A entrega da premiação será feita pela secretária de educação Iolanda Barbosa e o Procurador do Trabalho, Marcos Antônio Almeida, representando o MPT.

O estudante autor do melhor texto será premiado com um notebook, o segundo colocado receberá um tablet e, por fim, o prêmio para a terceira posição será uma câmera fotográfica. Os estudantes premiados são das escolas municipais Ceai João Pereira de Assis, no Catolé, Cícero Correia de Menezes, no distrito de Galante, e Mariinha Borborema, nas Três Irmãs.

AMPLIAÇÃO

O “abraço” marca ainda a ampliação do projeto “MPT na Escola”, desenvolvido desde 2013 através de uma parceria entre Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O número de escolas participantes vai aumentar, passando de 14 para um total de 20 escolas da Rede Municipal já a partir do segundo semestre letivo de 2015.

 PROGRAMA

O Programa “MPT na Escola” é desenvolvido durante todo o ano letivo, com a inclusão da temática nas atividades em sala de aula. São promovidas palestras com a participação do procurador do trabalho e a distribuição de material pedagógico sobre o tema, a exemplo de cartilhas, gibis e cartazes. Em todo o fardamento da rede municipal é apresentada a mensagem “Trabalho infantil? Tô fora, tô na escola!”.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO