Ação Integrada nas Escolas Municipais por uma Cultura de Paz

Uma ação integrada da Coordenadoria da Mulher, Secretaria Municipal de Educação e Tribunal de Justiça da Paraíba será desenvolvida nas escolas municipais com o objetivo de levar a Cultura de Paz para as escolas. Nesta terça-feira (5), às 9h30, no Museu Vivo da Ciência, a juíza Renata de Assunção Paiva – da Coordenadoria da Violência Doméstica e Familiar – PB, vai ministrar um treinamento para técnicas e gestores das escolas do Sistema Municipal de Educação.

A Ação Integrada tem a participação de Marli Castelo Branco, da Coordenadoria da Mulher, Iolanda Barbosa, secretária de Educação do Município e da Juíza Renata de Assunção Paiva, do Tribunal de Justiça.

A temática desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres e meninas, bem como a busca por uma mudança de cultura e de comportamento que leve a uma igualdade e o respeito na sala de aula será trabalhada nas escolas, tendo como base a Lei Maria da Penha, e um cordel a ser distribuídos com os alunos.

Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos. A cultura da paz pode ser uma resposta a diversos tratados, mas tem de procurar soluções que advenham de dentro da (s) sociedade (s) e não impostas do exterior.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO