Adolescentes recebem serviços de saúde neste sábado

O Parque da Criança, em Campina Grande, será do adolescente neste sábado, 27. É que será realizado o 2º Encontro Campinense para Adolescentes com serviços de saúde, palestras sobre cidadania e manifestações culturais voltados para os jovens de escolas municipais da cidade.

Os 264 alunos de oito escolas municipais, na faixa etária de 15 a 17 anos de idade, receberão serviços como saúde bucal, passando por dentistas e recebendo limpeza dentária, e aferição de peso, altura e índice de massa corpórea (IMC). Além disso, eles receberão noções de primeiros socorros e assistirão a palestras sobre os prejuízos do álcool e das outras drogas e sobre direitos e deveres dos adolescentes.

Várias manifestações culturais, como dança, teatro e charge, serão apresentadas, além de atividades físicas promovidas pela equipe do Projeto Mexe Campina. O evento vai começar às 8h e segue até as 11h30.

A ação é realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campina Grande em parceira com o Ministério da Saúde. A Secretaria de Educação do Município e a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer também fazem parte da execução do 2º Encontro Campinense para Adolescentes.

O evento está no seu segundo ano e na primeira versão, em 2013, teve sucesso com a participação de várias escolas. O encontro foi idealizado pelo PSE, estratégia de prevenção e promoção à saúde que existe há um ano e que foi colocado em prática pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de levar acompanhamento e atendimento de saúde para o dia-a-dia dos menores de idade dentro das escolas.

Atualmente, as 153 escolas e as 35 creches municipais contam com o trabalho da equipe técnica multidisciplinar do PSE, que monitora a saúde dos jovens, orienta sobre as doenças e a importância da prevenção, realiza atendimentos e serviços, e acompanha as campanhas de vacinação e imunização no ambiente escolar.

EXTENSÃO – As estratégias do PSE são pensadas de forma integrada com as ações das secretarias municipais e com a política da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Projetos como “Samu na Escola” e “Doutores do Sorriso” são exemplos destas ações. A atual gestão já instituiu também, por exemplo, a criação do Conselho Municipal da Juventude, órgão consultivo que fortalece a construção de políticas voltadas para os jovens na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO