Agentes de Endemias fazem treinamento de combate a pragas urbanas

treinamento_agentes_-endemiasA Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande está realizando treinamento com os Agentes de Combate às Endemias sobre combate a pragas urbanas. O treinamento será realizado até a próxima semana no Centro de Zoonoses e é organizado pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses em parceria com o Conselho Regional de Biologia e o instituto Bioeducação.

O grupo de quase 50 pessoas está aprendendo sobre manejo de vetores e pragas, biologia, contaminação alimentar, métodos de inspeção, combate e controle. O curso de 40 horas aborda os métodos que devem ser tomados nas mais diversas situações e com vários tipos de pragas, como aranha, caramujo, pulgas, carrapatos, formigas, cupins, baratas, cobra, roedores, mosquitos, morcegos e pombos, abelhas, vespas, lagartas e escorpiões.

De acordo com a Gerente de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, o trabalho é importante, já que Campina Grande é uma cidade urbana rodeada de áreas rurais, o que favorece o aparecimento de muitos destes bichos. “Recentemente fizemos um trabalho de remanejamento dos pombos da área central, que são animais completamente nocivos à saúde humana. Precisamos agir desse modo com outros tipos de pragas para evitar doenças aos moradores da cidade”, disse.

Rossandra informou que na próxima quinta-feira, 20, será realizada uma busca ativa a escorpiões no bairro das Malvinas. “Ultimamente temos registrado casos de pessoas picadas por escorpiões no local, inclusive com mortes. Vamos buscar a praga para identificar a espécie e iniciar uma ação de combate”, explicou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO