Alunos do Projeto Samu na Escola desfilam no 7 de Setembro

samu_na_escolaQuem foi assistir ao desfile cívico de Campina Grande, na manhã deste domingo, 7, ficou encantado com o pelotão do Projeto Samu na Escola. Cerca de quarenta crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos que formam o Samu Mirim desfilaram vestidos com o fardamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192. Os pequenos foram levados à Avenida Floriano Peixoto para conscientizar o público da importância do trabalho do serviço de saúde.

Durante todo o percurso, as crianças foram aplaudidas e receberam os cumprimentos do prefeito Romero Rodrigues e das secretárias municipais de saúde, Lúcia Derks, e educação, Iolanda Barbosa. O Samu na Escola é uma ação intersetorial das duas secretarias para aproximar a comunidade do serviço e que também conta com o apoio do Ministério Público da Paraíba.

O projeto está inserido no Programa Saúde da Escola – PSE, iniciativa que leva atendimento e serviços de saúde às unidades escolares, monitorando a saúde dos alunos e prevenindo o desenvolvimento de doenças.

“O Samu é um serviço fundamental na rede pública de saúde e é importante que a população tenha esta compreensão, por isso estamos desenvolvendo ações como o Samu na Escola para conscientizar as pessoas quanto ao uso correto do serviço, começando desde cedo com as nossas crianças”, explicou a secretária de saúde.

As atividades do Samu na Escola iniciaram em julho deste ano e o programa já percorreu três instituições de ensino da cidade, entre públicas e privadas. Os profissionais do Samu 192 vão às salas de aula para conscientizar os alunos dos prejuízos causados pela prática de trotes, além de ensinar noções básicas de primeiros socorros. A cada semana, cinco estudantes são escolhidos para formar o Samu Mirim, um grupo que irá receber treinamento especial posteriormente.

Durante as comemorações da Independência do Brasil, ainda participaram do desfile os profissionais que atuam nas ciclolâncias do Samu, uma iniciativa local do serviço para atender a pessoas que fazem caminhadas na cidade. As ambulâncias e motolâncias também foram apresentadas durante o desfile. ​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO