Atividades marcam Dia da Consciência Negra nas escolas municipais

A Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio sobre História e Cultura Afro-Brasileira, também inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”. Em Campina Grande está sendo realizada uma vasta programação alusiva ao Mês da Consciência Negra e de Ação Antirracista nas escolas da Rede Municipal de Educação.

As atividades foram iniciadas no último dia 6, com o Aulão de Capoeira, no Parque do Povo, e se estenderão até o dia 28 de novembro. Nesta quinta-feira (20), na Escola Municipal Tiradentes, a partir das 19h30, acontecerá o ponto alto dos trabalhos realizados, com apresentação dos cordéis de autoria dos alunos do Preeja, uma ação coletiva das Escolas Municipais Liliosa Barreto, Tiradentes e Ceai Governador Antônio Mariz.

Os cordéis foram construídos pelos alunos sob a orientação poética do cordelista Silas Silva da Paraíba e a orientação pedagógica dos professores e técnicos das escolas envolvidas neste processo. Os alunos começaram a transpor para o papel todo o seu universo de experiências e lembranças guardadas em suas memórias.

As oficinas foram realizadas em torno do tema 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi, principal líder do Quilombo dos Palmares, o maior de toda a nossa história. Hoje, Zumbi é o principal símbolo da luta contra todas as formas de opressão que continuam a castigar os afrodescendentes.

Dia da Bandeira

Alunos das escolas municipais Luiz Gomes da Silva, Heleno Henriques e Sementes de Vida participaram nesta quarta-feira (19), das solenidades alusivas ao Dia da Bandeira, no quartel do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado. Durante a solenidade, foram entregues medalhas a militares e civis e a comenda “Amigo do Exército”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO