Banco de Leite do Isea bate recorde de coleta

bancodeleiteO Banco de Leite do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) está conseguindo ampliar a coleta de leite materno em Campina Grande e nesta semana bateu o recorde de doações em um único dia. Foram coletados 13,8 litros de leite materno na última quarta-feira, 29 de maio, enquanto a média de arrecadação é de cinco litros por dia. Mas, o resultado positivo também traz preocupações, já que o banco precisa de recipientes para armazenar o material coletado.

Para atender a demanda, a coordenação do Banco de Leite está fazendo uma campanha de arrecadação de recipientes de vidro com tampa de plástico, material adequado para o armazenamento do leite materno. “Nossa equipe está visitando escolas, universidades e postos de saúde pedindo a colaboração da população para que participe deste projeto tão importante com o gesto simples de doar um recipiente”, explicou a coordenadora interina do Banco de Leite do Isea, Verônica Mota.

O recipiente deve ser de vidro transparente e com a tampa plástica para que possa resistir ao processo de esterilização, feito em altas temperaturas. O modelo mais usado é o dos recipientes de café solúvel. Garrafas ou potes com tampa de metal não servem, pois podem enferrujar e contaminar o leite.

Quem quiser contribuir com a doação de recipientes pode ligar para o 3310-6353, no ramal 212, para falar com a coordenação do projeto que irá encaminhar um funcionário do Isea para buscar os vidros na casa do doador. Se preferir, o doador também pode fazer a entrega dos recipientes diretamente no Isea, localizado na Rua Vila Nova da Rainha, no centro da cidade.

“Pedimos que as pessoas possam fazer essa campanha crescer em cada bairro, coletando os vidros entre seus familiares, parentes e amigos para arrecadar um volume maior. É só ligar que vamos buscar o material”, afirma Verônica Mota. Com o armazenamento correto, o leite materno pode ficar 12h na geladeira ou até 15 dias no congelador. Depois de pasteurizado, pode ser conservado por até seis meses no freezer.

Atualmente, o banco possui 111 mães doadoras cadastradas, atendendo em média 90 recém-nascidos ao mês. São filhos de mães que não produzem leite suficiente para garantir o pleno desenvolvimento dos bebês, muitos deles prematuros. O Banco de Leite atende bebês internados nas maternidades da FAP, Clipsi, Santa Clara e do próprio Isea. Já a coleta do leite é feita nas três maternidades públicas da Rede Cegonha no município.

NACIONAL

O Ministério da Saúde lançou no último dia 22 de maio a campanha nacional de doação de leite humano 2014, com o slogan “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.  A meta é aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil, ampliando o número de bebês beneficiados. Em 2013, o total coletado foi de 174.493 litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO