“Bicicletada” reuniu 400 ciclistas pelo “Dia Mundial sem Carro”

bicicletadaCerca de 400 ciclistas tiveram a oportunidade de desfrutar de uma manhã de domingo diferente. A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da STTP, promoveu a primeira “Bicicletada”. Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, o passeio ciclístico antecipou o “Dia Mundial sem Carro” e foi realizado com o objetivo de promover a discussão e a conscientização sobre o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, sustentável e saudável.

A cada ano, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes vêem no “Dia Mundial sem Carro” uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, como saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento e acidentes.

A atividade de lazer teve a parceria dos colégios Panorama e Petrônio Figueiredo, com pais e alunos participando ativamente do passeio, que percorreu cerca de 5,3 km entre a Rua Almirante Barroso e o Parque da Criança, onde também acontecia outro evento de ciclismo.

Ao final da “Bicicletada”, os ciclistas participaram do sorteio de vários brindes, doados pelo Sest/Senat e pela loja Well Bike. O prefeito Romero Rodrigues, além do gerente administrativo da STTP, Fábio Tabosa, e o secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer do Município, Teles Albuquerque, estiveram presentes na premiação do evento.

Durante todo o percurso, os ciclistas foram acompanhados por viaturas do Corpo de Bombeiros, da Policia Militar (Rotam) e de agentes da STTP, além de um carro de apoio garantindo segurança e ordenamento de trânsito durante o passeio.

Interdição de Rua – Na manhã desta segunda-feira, 22, a STTP prossegue com a programação alusiva ao “Dia Mundial sem Carro”, com interdição do trecho da Rua Maciel Pinheiro, entre a Rua Semeão Leal e Avenida Floriano Peixoto. No local, haverá tendas com exposição de bicicletas, oficina móvel e monitores para ensinar a quem ainda não sabe guiar uma bicicleta. Também será interditado o canteiro de acesso à Rua Maciel Pinheiro, no sentido Rua Epitácio Pessoa – Floriano Peixoto.

A história do “Dia Mundial sem Carro” começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte, foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do “Dia Europeu sem Carro”, a comissão organizadora lançou, em 2002, a “Semana Européia da Mobilidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO