Biliu de Campina faz show no Palco Principal em homenagem a ícones da música nordestina

Biliu_sj_2016Um dos maiores nomes da música campinense, Biliu de Campina, com seu jeito irreverente e sua ligação musical com a Rainha da Borborema, foi a primeira atração no Palco Principal do Parque do Povo na noite dessa sexta-feira, 17. O cantor, que é um referencial de cultura para O Maior São João do Mundo, fez um show em homenagem a ícones da música do Nordeste.

Biliu de Campina tem 67 anos de idade, sendo que mais da metade de sua vida dedicou-se a cantar. Sua trajetória musical tem inspiração na sua infância, por meio do contato que teve com a história popular e a cultura nordestina. Para Biliu, o forrozeiro que conhece os aspectos pré históricos nunca envelhece. A autenticidade depende do espírito cosmopolita que cada artista possui.

imagem

Os bordões são marcas que caracterizam Biliu de Campina. Para o cantor, toda ciência tem sua linguagem própria, assim como qualquer espécie de matéria. “Criei a terminologia forrobodologia. Se o samba é considerado o pai de todos os ritmos, o forró é o avô de todos eles. Forró tem um significa singular e pode ser entendido como festa, fuzuê, pagode, brinquedo. Tudo é sinônimo. O que predomina é a musicalidade que tem vinculo com nossa raiz”, destacou Biliu.

O cantor campinense faz parte da programação d’O Maior São João do Mundo há mais de 30 anos, sempre destacando o chamado estilo pré Gonzaga, que ressalta os poetas juramentados que têm compromisso com a cultura nordestina. Biliu fez referência à contribuição de grandes intelectuais, como Raimundo Asfora, Ronaldo Cunha Lima, Orlando Tejo e Juvenal de Oliveira, que representam o lado poético dos festejos juninos. Ele não poupou elogios à criatividade de artistas como Antonio Barros, Tom de Juvenal e o filosofo João Gonçalves, pela originalidade de suas mensagens musicais.

imagem

Na ocasião, Biliu de Campina parabenizou o prefeito Romero Rodrigues, classificando a edição 2016 d’O Maior São João do Mundo como a melhor de todas as gerações. “Romero Rodrigues superou a ele mesmo. Os festejos de 2015 foram excelentes, mas agora, em 2016, considero melhor ainda porque há espaço para todos os segmentos musicais, cada um com sua personalidade. O Prefeito e sua equipe capricharam na organização e o resultado é essa suntuosidade”, disse o cantor.

Com sua sabedoria poética, Biliu de Campina classifica o São João da Rainha da Borborema como o melhor, ocupando o primeiro lugar. Para o cantor não existe segunda posição, porque não há comparação. Os festejos revivem a história dos grandes mestres e a cada ano cresce e amplia sua dimensão.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO