Caminhada marca Dia em Memória às Vítimas de Acidentes nesta quinta em Campina Grande

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza na próxima quinta-feira, 28, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A concentração será às 8h na Praça do Trabalho, no bairro São José. Os participantes sairão em caminhada silenciosa até a Praça Clementino Procópio, no Centro, colocando cruzes em canteiros simbolizando um cemitério das vítimas de acidentes de trabalho para sensibilizar a sociedade, bem como chamar a atenção dos trabalhadores e empregadores em geral, sobre a importância da prevenção.

A ação faz parte da campanha Abril Verde, que é realizada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, em parceria com várias secretarias municipais, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), instituições de ensino superior, Previdência Social, escolas técnicas e sindicatos.

Durante o percurso haverá declamação de cordel temático e a apresentação da Filarmônica Epitácio Pessoa e do grupo de teatro da Secretaria Municipal de Cultura. No ponto de chegada serão oferecidos serviços de saúde, a exemplo de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, testes rápidos de DST/Aids, e haverá exposição de material educativo, informações sobre saúde do trabalhador e prevenção de acidentes.

Na oportunidade, o Ministério Público do Trabalho fará a entrega de Equipamentos de Proteção Individual a pessoas que trabalham com materiais recicláveis. A Secretaria de Assistência Social do município apresentará as atividades que vêm sendo realizadas no combate ao trabalho infantil.
“Também estamos envolvendo nesta ação os trabalhadores das várias secretarias municipais, principalmente os Agentes de Combate às Endemias, em função do problema que o Brasil vivencia no momento com o mosquito Aedes Aegypti”, esclareceu a coordenadora do CEREST-CG, Anna Karla Souto Maior.  Anna Karla.

Paralelamente à caminhada, as instituições parceiras estarão expondo na Praça Clementino Procópio trabalhos relacionados aos riscos ocupacionais. Além disto, haverá exposição de animais peçonhentos, chamando a atenção para o perigo e as precauções que devem tomar os trabalhadores expostos ao contato com os bichos.

A campanha começou no início do mês e vem realizando panfletagem em semáforos, debates, capacitações, palestras em hospitais públicos e outros ambientes de trabalho. Somente no primeiro trimestre deste ano o Cerest notificou 92 acidentes relacionados ao trabalho, além de um óbito, que teve como vítima um trabalhador do setor da saúde. Do total de notificações da unidade de saúde do trabalhador, 45 foram graves, 46 por acidente com material biológico e um caso de Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT).

Em 2015, foram notificados três casos de óbitos envolvendo trabalhadores em Campina Grande e 531 casos de Acidente de Trabalho, 387 envolvendo homens e 144 com mulheres. Foram registrados 44 casos de Lesão por Esforço Repetitivo e 129 envolvendo pessoas contaminadas por material biológico, de acordo com os dados notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 88 acidentes foram registrados na construção civil.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO