Campanha contra o AVC começa nesta sexta-feira

Uma em cada seis pessoas no mundo sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a vida. Para além dessa estatística de saúde, está o registro de perda de vidas e, por isso, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), promove a partir desta sexta-feira, 31, a campanha “Todos contra o AVC. Eu me importo”, chamando a atenção para a necessidade da prevenção da doença.

A campanha é mundial e no Brasil é realizada a Semana Nacional de Combate ao AVC, na qual Campina Grande se insere já pelo segundo ano em função do trabalho da Liga Médico-Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UFCG e da Secretaria de Saúde. A programação começa com um workshop nesta sexta, a partir das 19h, no auditório da Sociedade Médica.

No sábado, 01, nos períodos manhã e tarde, médicos e estudantes estarão fazendo campanha de conscientização no Parque da Criança, prestando informações sobre a doença e sobre como se prevenir do AVC, que pode ser evitado e que o paciente pode se recuperar inteiramente dos seus efeitos. Da próxima segunda até a sexta-feira, a campanha será em hospitais, Centros de Saúde e Unidades Básicas, terminando no sábado, 08, com ação na Praça da Bandeira, no Centro.

Além das orientações, que apontam para ações simples do cotidiano que podem ajudar a prevenir, os usuários do sistema público de saúde receberão serviços como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, verificação de Índice de Massa Corpórea e consultas, além de responder questionários para identificar os fatores de risco que favorecem o acidente vascular.

Na terça-feira, 4, à noite, os participantes da campanha e as pessoas que quiserem participar farão um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade para chamar mais a atenção para os objetivos do movimento. “A ideia é também desenvolver esta ação em forma de atividade física, que é uma das medidas preventivas ao AVC”, explicou Élder Freire, um dos colaboradores da campanha.

PERIGO – O acidente vascular cerebral atinge uma pessoa a cada seis minutos, acomete um em cada seis habitantes e é responsável por 9% das mortes no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial contra o AVC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO