Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

vacinaSerá encerrada na próxima sexta-feira, 09, a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas. Dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande apontam que já foram imunizadas mais de 19 mil pessoas desde 22 de abril, quando foi iniciada a aplicação das doses. A meta é vacinar cerca de 70 mil pessoas no município.

A vacina está disponível em toda a rede de atenção básica do município e nos postos volantes instalados em pontos de grande movimentação da cidade. “A nossa orientação é para que cada cidadão que pertence a um dos grupos que tem direito à vacina procure o atendimento no posto de saúde mais próximo de sua casa”, orientou a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Eliete Nunes.

Estão sendo disponibilizadas à população 87 mil doses da vacina, encaminhadas ao município pelo Ministério. Até a última terça-feira, 06, o índice de vacinação atingiu a marca de 23,3% do público alvo, quando a meta é vacinar pelo menos 80% desta faixa da população.

O público-alvo da campanha são os idosos com idade a partir de 60 anos e crianças entre seis meses e cinco anos de idade, além de gestantes, mulheres com parto recente (até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. Trabalhadores em saúde também têm direito à vacinação. Em Campina Grande, foram vacinados 8.668 idosos, 7.362 crianças, 1.155 gestantes e 270 puérperas. Os dados são do dia 06 de maio.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A imunização é importante porque previne contra as complicações da gripe em pessoas mais sensíveis à doença. Casos graves de gripe podem levar a internações ou até mesmo ao óbito, mas podemos evitar que isso ocorra através da vacinação”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Eliete Nunes.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. É o caso de portadores de diabetes, imunodepressão e doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas e neurológicas), além de transplantados. Portadores de síndromes como Down, Wakany e outros também são beneficiados. Para esses grupos não há meta específica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO