Campanha Novembro Azul chama atenção para a saúde integral do homem

novembro_azulA Prefeitura Campina Grande inicia esta semana as atividades da campanha nacional Novembro Azul. Este ano, a mobilização terá como foco não só a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também o cuidado com a saúde integral do homem. Por isso, durante todo o mês novembro, a Secretaria Municipal de Saúde vai desenvolver ações itinerantes para prevenir problemas de hipertensão arterial, diabetes, DST e aids, alcoolismo, carck e outras drogas.

A primeira atividade da campanha vai acontecer nesta quinta-feira, 05, na SAB do José Pinheiro, que fica na Praça Joana D’arc. A mobilização será voltada para os homens da Zona Leste da cidade e terá início às 13h30. Serão disponibilizados  testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, além de atividades educativas sobre câncer de próstata. No local ainda vão ser outros oferecidos serviços gratuitos, como cortes de cabelo para os participantes.

De acordo com o gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Miguel Dantas, a proposta local para o  Novembro Azul é intensificar a divulgação dos serviços disponíveis na rede municipal de saúde voltados para os homens. “Culturalmente, o homem tem uma resistência em buscar os serviços para prevenir doenças. O que vamos fazer durante o mês da mobilização é justamente disseminar a informação para este usuário, a fim de que ele compreenda a importância do acompanhamento sistemático da sua saúde e procure nossos serviços”, explicou.

Segundo Miguel Dantas, durante o Novembro Azul, as Unidades Básicas de Saúde e os Centros de Saúde também irão desenvolver atividades de prevenção e promoção à saúde voltadas para os homens. “Assim como aconteceu no Outubro Rosa, de forma bastante criativa, a rede de Atenção Básica vai reforçar as ações já desenvolvidas dentro da sua rotina, como grupos de combate ao tabagismo, hipertensão, diabetes, e promoção de atividades físicas com foco no público masculino”, informou.

Ainda dentro das ações da mobilização, a partir da próxima semana, a Prefeitura vai disponibilizar uma unidade móvel para realização de testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis e hepatite, aferição da pressão arterial e aplicação de vacinas. O serviço itinerante vai percorrer fábricas, feiras livres e campos de pelada da cidade, oferecendo atendimentos para os homens.  A unidade móvel, que está sendo chamada de “Ônibus Azul”, funciona em um veículo adaptado, cedido pelo Sitrans.

Fonte: CodecomCampanha Novembro Azul chama atenção para a saúde integral do homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO