Campina Grande promove ações em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano será celebrado na próxima quinta-feira, 19 de maio. Antes mesmo da data, a Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou uma programação comemorativa. Desde o dia 10 de maio estão sendo realizadas várias atividades, que serão intensificadas nos próximos dias, dedicados à Semana Mundial de Doação de Leite Humano.

Nessa terça-feira, 16, a partir das 16h, haverá música ao vivo e entrega de rosas para as mães que estão no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). “O objetivo é sensibilizar essas mulheres e conscientizá-las sobre a importância da amamentação e da doação de leite para outras crianças”, explicou a coordenadora de Bancos de Leite Humano de Campina Grande, Alane Tavares.

No Dia Mundial da Doação de Leite Humano, 19 de maio, haverá uma ação conjunta de todos os bancos da Paraíba na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. “O encontro será realizado para formularmos um protocolo, que vai estabelecer como o leite materno deve ser usado nas unidades de cuidados especiais neonatais”, explicou Alane.

No dia 20 de maio, próxima sexta-feira, será realizada uma homenagem às mães de bebês internados na UTI, na unidade de cuidados especiais e na enfermaria Canguru do Isea. A homenagem acontecerá a partir das 16h na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Instituto.

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho será realizado trabalho na faculdade Unesc, com estudantes de enfermagem. Além desse cronograma, várias outras palestras sobre doação de leite humano e aleitamento materno estarão acontecendo no Isea, na Clipsi e na FAP.

A Coordenação do Bancos de Leite Humano (BLH) também está aproveitando as ações para arrecadar frascos e potes de vidro, que sirvam para armazenar o leite e arregimentar novas doadoras. As mães que têm excesso de leite podem contatar o BLH para que as técnicas possam fazer a coleta até em domicílio. O telefone para cadastramento é o 3310-6185.

De acordo com Alane, a equipe ainda está repondo o estoque de leite, que foi reduzido durante o período de Carnaval e os seguidos feriados do mês de abril. “Desde o final do ano passado o número de doadoras é menor que o de receptoras todos os meses”, disse.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO