Campina Grande sedia 2º ciclo de capacitação do Selo Unicef

selo_unicefCampina Grande sediou nesta quarta-feira, 14, o 2º ciclo de capacitação do Selo “Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016”. Representantes de 54 cidades da região polarizada por Campina Grande participaram do evento, que visa estabelecer metas e ações para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A PMCG já possui o selo de “Município Aprovado” e, com a adesão, vai buscar a renovação na nova edição, ampliando as ações de desenvolvimento humano, saúde e educação.

De acordo com a secretaria executiva de educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, a gestão municipal está reafirmando o compromisso de avançar ainda mais na melhoria dos indicadores, inovando nas políticas públicas para a comunidade infanto-juvenil. “Campina Grande já possui o selo Unicef e, ao aderir à nova versão, estamos nos comprometendo a continuar e ampliar as ações, num trabalho voltado diretamente no fortalecimento da garantia de direitos de crianças e adolescentes”, afirmou.

Foram apresentados os indicadores onde Campina Grande avançou, como, por exemplo, na redução da mortalidade infantil, na ampliação da cobertura vacinal, na diminuição da taxa de abandono no ensino fundamental, na redução da distorção idade-série e no aumento no número de escolas municipais que ultrapassaram a meta da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Durante o 2º ciclo de capacitação, foram apresentadas orientações para a organização do 1º Fórum Comunitário, que deve ser realizada por cada município até 31 de julho deste ano. O fórum servirá como referência para definição das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social, conforme explicou a consultora da Unicef, Conceição Cardoso.

 “O Fórum será o momento de eleger prioridades. Os municípios vão traçar metas até maio de 2016 nas áreas da proteção, da educação, da saúde e da assistência social, enfim, de políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. Estamos estabelecendo nesta capacitação um conjunto de indicadores que nós vamos acompanhar até 2016, quando vamos avaliar novamente esses municípios”, disse.

A capacitação também contou com a presença de adolescentes dos municípios que aderiram ao selo. O objetivo é qualificar a participação dos jovens como lideranças locais, atuando na transformação de suas comunidades e promovendo o protagonismo juvenil. Campina Grande foi representada pela estudante Roberta Romão da Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Assis Chateaubriand.

O selo Unicef prevê, ainda, a instalação dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), espaço de formação e debate de adolescentes sobre assuntos que afetam as suas vidas como saúde, educação, desigualdade social e acesso à cultura.

Campina Grande foi representada na capacitação pela articuladora do selo Unicef no município, a secretária executiva Iolanda Barbosa, pela presidente do Conselho de direitos, Isolda Fragoso, pela representante da sociedade civil, Socorro Nascimento, e por uma adolescente matriculada na rede pública de ensino, Roberta Romão da Silva. Cada município enviou quatro representantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO