Campina Grande sedia 5º. Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

5_ciclo_capacitacao_unicefRepresentantes de 54 municípios do Compartimento da Borborema participam nesta quarta-feira, 10, do 5º.  Ciclo de Capacitação do Selo Unicef 2013-2016. O evento acontece no Teatro Rosil Cavalcanti, tendo como objetivo capacitar pessoal dos municípios que fizeram adesão ao Selo Unicef, incentivando essas comunidades a adotar politicas publicas voltadas ao cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente nos campos da saúde, educação e proteção social.

A atividade foi aberta pela coordenadora do Unicef na Paraíba, Conceição Cardoso, tendo o acompanhamento da secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa (articuladora na cidade) e do secretário de Ação Social, Rubens Nascimento. Esta ação ainda conta com o apoio de áreas como Saúde, Esportes e Cultura.

Neste 5º. ciclo, serão abordadas as seguintes temáticas: racismo, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, além da campanha contra o racismo. Também houve a apresentação da plataforma virtual de acompanhamento. “Através desta plataforma, faremos o acompanhamento virtual de todas as ações desenvolvidas pelos municípios participantes desta iniciativa”, comentou a coordenadora do Unicef.

Segundo ela, ainda serão realizados mais dois ciclos ao longo de 2015, sendo um destinado a tratar do esporte educacional e o outro será preparatório para que os municípios realizem o segundo fórum comunitário de avaliação das políticas públicas desenvolvidas no período de 2013 a 2016.

Conforme avaliou, a experiência na Paraíba tem sido positiva, pois o Estado já conta com a adesão de 117 municípios, divididos em três pólos, sendo um em Pombal, outro em Campina Grande e ainda em João Pessoa. Só o pólo de Pombal, onde ontem aconteceu um ciclo, registrou-se a participação de 48 municípios.

Em todos esses ciclos, o público alvo é integrado por conselheiros, articuladores e membros dos núcleos de cidadania de adolescentes. “Todos eles assumiram desafios, desenvolvem atividades e fortalecem as políticas púbicas”, completou a coordenadora.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação destacou, na abertura, a intensa participação dos municípios polarizados por Campina Grande. “Este é o quinto ciclo de capacitação do Selo Unicef e Campina Grande é a cidade pólo com maior número de municípios integrados. Esse ciclo é uma formação para que os municípios possam promover ações de proteção à criança e ao adolescentes. A principalmente preocupação é de que as políticas públicas funcionem de forma integrada na garantia de direitos na educação, saúde, assistência social e cultura”, explicou a professora Iolanda Barbosa, articuladora do Selo Unicef em Campina Grande e secretária de educação do município.

Ela também destacou como sendo muito importante a apresentação da plataforma on-line do Selo Unicef, sistema onde os articuladores de cada município deverão enviar informações sobre as ações desenvolvidas nas áreas integradas de desenvolvimento humano, a exemplo de educação, saúde, assistência social e cultura.

Já o secretário executivo de assistência social de Campina Grande, Rubens Nascimento, destacou a integração entre as secretarias que integram a gestão municipal no trabalho de enfrentamento às diversas formas de exploração da criança e adolescente e na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano.

“Uma marca da gestão Romero Rodrigues é a intersetorialidade, com a integração das secretarias do eixo de desenvolvimento humano em um trabalho ativo, com o acompanhamento de órgãos como Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e conselhos tutelares. É o que acontece no Maior São João do Mundo onde equipes das secretarias de assistência social, saúde e educação atuam no Parque do Povo com crianças e adolescentes, no combate a exploração do trabalho infantil e exploração sexual e evitando o contato dessas crianças e adolescentes com o consumo do álcool”, afirmou Rubens.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO