Campina Grande supera meta de vacinação antirrábica em 2015

vacinacao_anti_rabica O sábado, 28, foi o dia D de vacinação antirrábica em Campina Grande e 80 Unidades de Saúde ofereceram a vacina das 7h às 17h sem intervalo. Desde o início de 2015, dos 61.874 animais da cidade foram protegidos 43.04. Os donos dos cães e gatos que ainda não protegeram seus animais domésticos contra a raiva animal podem levar os bichos de estimação para o Centro de Zoonoses, em Bodocongó, onde a vacinação é realizada o ano inteiro. E neste domingo, 29, tem mais vacinação à tarde na Cãominhada no Açude Velho.

Dos 41.614 cachorros da cidade foram vacinados 33.353, o que representa 80,15% do total dessa população animal. Com relação aos gatos a proporção foi menor, já que dos 20.260 felinos 9.698 bichanos receberam a injeção.

Desde o começo de outubro, os funcionários da Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde trabalham vacinando animais na zona rural do município. Somente nos sítios e distritos foram vacinados 9.248 cães e gatos. No Centro de Zoonoses mais de 1.500 animais foram imunizados e todo o restante foi no dia D.

vacina-antirabica1A raiva animal pode ser transmitida para o homem por meio da mordida ou até de um arranhão ou de um simples contato com a saliva do bicho. A doença pode levar à morte, mas graças ao controle de zoonoses a cidade de Campina Grande não registra ocorrências da raiva humana há anos.

O Centro de Zoonoses ganhou recentemente uma sala de cirurgia onde os animais que são recolhidos ou chegam ao local são castrados, fazendo o controle populacional e evitando que os animais fiquem nas ruas e possam transmitir a doença. Além disso, todos os cães e gatos são imunizados.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO