Campina sedia seminário de municipalização dos Objetivos do Milênio

Campina Grande ganhou nesta quinta-feira, 21, o seu núcleo de promoção e municipalização dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conforme anunciou o secretário municipal de Planejamento, Marcio Caniello. Ele representou o prefeito Romero Rodrigues no seminário destinado a tratar do assunto, tendo como local o auditório do Colégio das Damas.

Os objetivos representam a grande meta do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Este movimento, criado em 2004, reúne empresas, governos e organizações sociais que desenvolvem ações para o cumprimento, até 2015, dos oito ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – estabelecidos, em 2000, pela ONU, em conjunto com 193 países, inclusive o Brasil.

Segundo Marcio Caniello, o núcleo local, denominado “Nós Podemos Campina Grande”, embora de iniciativa governamental, visa mobilizar toda a sociedade para a disseminação da agenda de objetivos e ações destinados à melhoria da qualidade de vida da população.

Os objetivos traçados internacionalmente, com acolhida do Brasil, são os seguintes: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à aids, à malaria e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e engajamento de toda a sociedade pelo desenvolvimento.

Para tanto, conforme esclareceu o secretário, existe nacionalmente um esforço pela municipalização dessa agenda, viabilizando-se, através de núcleos municipais e regionais, o alcance dos objetivos traçados. “O desafio agora é que os índices econômicos e sociais positivos em nível nacional sejam alcançados também nas esferas estadual e, especialmente, municipal”, disse Marcio Caniello, ao comentar que também assumirá a coordenação regional dos ODM no Compartimento da Borborema.

“Com este encontro, Campina reafirma o seu engajamento. Hoje se completa esta municipalização, mediante a implantação do seu núcleo”, afirmou, lembrando, ainda, que em 2013, o prefeito Romero Rodrigues já havia feito a adesão formal a este tipo de projeto, mediante a assinatura de decreto criando um comitê de organização.

Conforme relatou o secretário, Campina Grande também já alcançou três das metas dos oito objetivos do milênio. São elas: ações de combate à forme, o combate à mortalidade infantil e ações no campo de saneamento básico. Segundo ele, a cidade está evoluindo ainda mais para a concretização de outras metas, com várias iniciativas, como o combate à evasão escolar, implantação de programa de merenda escolar domiciliar e a municipalização de instituições e unidades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO