Campinense mantém viva a tradição por comidas típicas durante o São João

canjicaAs comidas típicas do período junino nasceram da comemoração em homenagem a colheita que coincidia com os festejos a Santo Antônio, São João e São Pedro. A gastronomia é derivada do milho que ao longo dos anos com a criatividade do nordestino foi se sofisticando e tornou-se uma iguaria incomparável dentro do país.

Campina Grande possui um verdadeiro “celeiro” de talentos culinários na produção de comidas típicas e não poderia ser diferente, na terra do Maior São João do Mundo. Um exemplo é “Dona Nevinha” que há 30 anos trabalha em sua residência produzindo pamonha, canjica, pé de moleque e bolo de milho. “Nevinha da Pamonha”, como é conhecida em seu bairro, recebe as encomendas com muito entusiasmo e dedicação que já foi reconhecida internacionalmente quando vendeu suas iguarias para turistas japoneses no último São João.

São produzidas em torno de duas mil unidades que a cozinheira elabora de forma manual e sem a ajuda de nenhum empregado, a profissional pede ao cliente que levem bandejas para que facilite a entrega, incluindo pamonhas, canjicas, pé de moleque, bolo de milho e mungunzá em que cada unidade dessas comidas custa 3,00 reais, já o bolo é vendido por peso. Nevinha_pamonha

“Nevinha da Pamonha” afirma que começou a realizar esse trabalho de cozinheira de pratos típicos das festas juninas por uma necessidade financeira e que logo foi de apaixonando pelo o que produzia, “Tudo o que eu faço eu conduzo com amor, todo o meu trabalho desde o descascar o milho até adoçar o alimento é feito com muito amor e com todo o cuidado”, assegura.

O trabalho de produzir comidas tradicionais se estende durante todo o ano, espera-se que a procura aumente na véspera e dia de São João. Outras informações podem ser fornecidas pelo o telefone: (083) 88641913, ou tratar pessoalmente no endereço: Rua Minas Gerais no Bairro da Liberdade, Nº 335.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO