Capacitação prepara profissionais para uso de suplemento nutricional em creches

Iolanda_NutriSUSAs normas e procedimentos para o início da aplicação do suplemento nutricional do NutriSUS na alimentação fornecida às crianças nas creches de Campina Grande foram os temas discutidos durante a capacitação realizada na tarde desta terça-feira, 02 de junho, no Centro de Formação de Professores, no Bairro das Malvinas. O evento foi promovido de forma integrada pelas secretarias de Educação e Saúde da Prefeitura de Campina Grande, reunido cerca de 170 profissionais das duas pastas.

Merendeiras, lactaristas, gestores escolares, equipe técnico-pedagógico participaram da capacitação juntamente com profissionais de saúde o Programa Saúde na Escola (PSE). O uso do suplemento nutricional começa no segundo semestre na creche Áurea Moura Ribeiro, no bairro das cidades, escolhida para desenvolver a primeira etapa da ação. Posteriormente o NutriSUS será estendido à todas as 35 creches municipais.

A secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, destacou o caráter social da adesão do município ao NutriSUS. “A maioria das nossas creches está situada em bairros de maior vulnerabilidade social, onde a garantia de uma alimentação equilibrada e ao acesso de uma suplementação nutricional é fundamental para o pleno desenvolvimento de nossas crianças”, avaliou.

A capacitação tratou de três temas centrais. Kamila Campos, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), apresentou as características da anemia, enquanto Marilian Medeiros, também do NASF, discutiu o tema alimentação saudável. As nutricionistas Thaíse Derks e Elaine Escorel fizeram a apresentação do NutriSUS, ensinando passo a passo sobre os procedimentos para o uso do suplemento na alimentação das crianças.

Durante a capacitação, as merendeiras, lactaristas e demais profissionais de educação e saúde receberam a aplicação da vacina contra a gripe.

 COMO FUNCIONA

O NutriSUS é a estratégia de fortificação da alimentação com micronutrientes em pó através da aplicação de uma mistura com vitaminas e minerais em uma das refeições servidas para as crianças. O objetivo é combater a anemia e fortalecer a alimentação. Cada sachê de um grama da mistura em pó contém 15 nutrientes, entre eles nove tipos de vitaminas, além de ácido fólico, ferro, zinco, entre outros minerais.

A suplementação será destinada a crianças com idade entre seis meses e quatro anos de idade matriculadas nas creches da Rede Municipal de Campina Grande. Não há contraindicações para o uso do suplemento do NutriSUS, mas por se tratar de uma ação preventiva, os sachês só serão oferecido às crianças mediante autorização do pai ou responsável.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO