Capacitar Campina apresenta produção dos alunos e anuncia matrículas para 2016

expor_essencia_capacita_campinaQuem passou pela Praça da Bandeira nesta quarta-feira, 16 de dezembro, teve a oportunidade de conferir os trabalhos artesanais produzidos pelas turmas do Programa Capacitar Campina, iniciativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande que tem o objetivo de promover qualificação e gerar renda. Os trabalhos foram apresentados durante o ‘Bazar do Capacitar’, com programação das 8h às 17h.

O Bazar fechou o cronograma de atividades do programa de Capacitação em 2015, aproximando a comunidade dos resultados dos 13 cursos oferecidos durante o semestre. A coordenadora do Capacitar Campina, Marcela Borges, garantiu a continuidade das atividades no próximo ano e anunciou o cronograma de inscrições para 2016. Ela deixou o convite para quem tem interesse em ingressar em um dos cursos do Capacitar.

“Nós vamos começar um recadastramento em fevereiro através dos aparelhos sociais, clubes de mães e associações e fazemos essas parcerias com essas entidades sociais. Em janeiro estaremos trabalhando no sentido da reavaliação dos cursos e na seleção de novos instrutores e em fevereiro começamos as matrículas”, informou Marcela Borges.expo_capacitar

As alunas dos cursos do Capacitar também já fazem planos para o futuro. É o caso de Ivani Dias, moradora do bairro da Catingueira. “Pretendo começar a vender artesanato já agora a partir de janeiro. Também pretendo fazer outro curso no Capacitar, quando tiver renovação vou continuar e mudar pra aprender um novo tipo de artesanato, me identifiquei muito”, disse a aluna de 45 anos que trabalha vendendo lanches e pretende ampliar a renda.

A abertura do bazar com uma cantata natalina interpretada turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais Joselita Brasileiro (Vila Cabral) e Padre Cornélio de Bôer (Santa Cruz). “Adoro o coral, me sinto bem aqui”, relatou Dona Inês Monteiro, de 69 anos e residente da Vila Cabral de Santa Terezinha. Ela é aluna do EJA da Escola Municipal Joselita Brasileiro.

VENDAS

Todos os produtos disponíveis para venda foram confeccionados pelos alunos dos cursos de artesanato e tecnologia, a exemplo de técnicas em tecido, decoupagem em vidro, madeira ou metal, kirigami, costura, costureiro industrial e de auxiliar de cozinha. Todas as turmas dos cursos produziram e enviaram produtos para o bazar. Cada turma será representada por dois alunos.

Todo o valor arrecadado com a venda dos produtos será revertida em benefício dos próprios alunos, seja como capital de giro para a criação de associações que estão sendo fundados pelas turmas ou ainda para os alunos que pretendem se tornar autônomos.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO