Catadores de lixo recebem serviços de saúde e cidadania

oficina_catadoresO trabalho com o lixo expõe os catadores de materiais recicláveis ao contato com substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. Pensando nesta parcela de trabalhadores de Campina Grande, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest-CG realiza nesta quinta-feira, 6, durante todo o dia uma ação de saúde e cidadania com estes trabalhadores.

Os catadores vinculados às duas cooperativas e às duas associações organizadas da cidade receberão serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de acuidade visual, avaliação postural, consulta com clínico geral, exame dermatológico e avaliação de saúde bucal, além de serviços de beleza.

Inicialmente, o Cerest realizou um levantamento sobre a situação dos catadores e das famílias, a fim de estabelecer a melhor forma de atrair esta parcela de moradores da cidade para o evento e de prestar os serviços mais urgentes para a categoria. Os técnicos buscaram conhecer a realidade de saúde, socioeconômica, de moradia e de condições de trabalho antes de elaborar as ações.

Verificou-se que são 40 catadores, com 42 filhos, e que eles precisam atualizar o cartão do SUS e receber vacinas. Assim, também serão oferecidos os serviços de emissão e atualização do cartão SUS, além das vacinas antitetânica e de hepatite. Também foi verificada a necessidade de documentos de cidadania, de modo que serão emitidos Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento.

A ação, que acontece de forma pioneira na cidade, é uma recomendação do Ministério da Saúde, como contribuição ao Plano Nacional do Projeto Pró-Catador, que tem como meta melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em seus ambientes de trabalho. “O objetivo após esta primeira etapa é manter um acompanhamento ainda mais próximo com as equipes de saúde da família desses trabalhadores que estão muito afetados pelos riscos de contrair doenças”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Eliete Nunes.

SERVIÇO – O Cerest fica próximo à Avenida Dinamérica, no bairro do Santa Rosa. A ação terá também palestras e atividades lúdicas para as crianças, começando a partir das 8h. Programação:

8h – Café da manhã

8h30 – Seminário Sobre a importância da profissão Catador

8h30 – Cuidando dos dentinhos (Ação de saúde bucal para as crianças)

9h – Seminário sobre riscos ocupacionais a que estão submetidos os catadores – Mônica Maria – UEPB

9h – Emissão e atualização do cartão SUS

9h30 – Palestra sobre o Pronatec (Para adolescentes)

9h30 – Contação de estórias (Para crianças)

10h30 – Palestra prática sobre primeiros socorros – Corpo de Bombeiros

11h30 – Almoço

11h30 – Corte de cabelo e pintura de unhas

13h – Serviços de saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO