Cerest-Campina abre programação do projeto Valorizar Gari em Queimadas

Dando continuidade as ações do Projeto Valorizar Gari, nos oito municípios com população acima de 20 mil habitantes, da abrangência do CEREST-CG – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, foi aberta na manhã desta quarta-feira, 11, em Queimadas/PB, a programação do movimento   Abril Verde & Amarelo.

O Projeto Valorizar Gari foi idealizado pelo CEREST-CG, cujas ações serão realizadas nos municípios ao longo deste mês. Em Queimadas, os garis tiveram uma manhã movimentada, com direito a um lanche, corte de cabelos, palestras sobre saúde bucal e outras temáticas voltadas à saúde e segurança do trabalhador. As ações do Abril Verde & Amarelo, na 2ª Macrorregião e de Saúde da Paraíba, formada por 70 municípios, incluindo Campina Grande, estão sendo coordenadas pelo procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá .

O CEREST-CG, incentivador e parceiro  das ações em Queimadas, participou da programação com informações sobre acidentes de trabalho e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), repassadas pelo o engenheiro de segurança, Artur Sartori, que  interagiu com os trabalhadores de forma descontraída.

Artur destacou a importância dos trabalhadores terem a oportunidade de receber esclarecimento sobre a forma correta de desenvolver suas atividades laborais, para evitar riscos à saúde. “Os trabalhadores foram receptivos. Mostramos como estes devem conduzir seu trabalho para evitar acidentes  de trabalho e outros problemas de saúde decorrentes de suas atividades laborais”, disse.

Na oportunidade, o CEREST-CG, entregou aos trabalhadores um kit contendo boné, adesivos, cordel com a temática: Acidente de Trabalho e de Trajeto, além de outros materiais relacionados à campanha. A secretária de saúde do Município, Eugênia Bernardino, também foi homenageada com a Estatueta de Apoio ao Abril Verde & Amarelo, entregue pela coordenadora da unidade de saúde do trabalhador, Ana Karla Souto Maior.

Para Anna Karla, o apoio dos municípios para viabilizar as ações do Abril Verde & Amarelo fortalece cada vez mais o movimento, que em Campina Grande e nos oito municípios de abrangência do CEREST-CG, que aderiram ao Projeto Valorizar Gari, ganhou visibilidade pela relevância das discussões e a categoria que está sendo trabalhada.

Por outro lado, Eugênia destacou o importante apoio recebido pelo  Centro de Referência e o MPT, para realizar as ações no seu Município, especialmente para a categoria de limpeza urbana, que desenvolve atividades vulneráveis.

Fonte: Codecom

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO