CEREST oferece serviços no “Trabalho de Todos” do MPT

cerest_mptO Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande – Cerest-CG, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, participa desde a última segunda-feira (17) do projeto “Trabalho de Todos”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). As ações estão sendo realizadas no Parque do Povo e se estenderão até a próxima sexta-feira (21).

Todos os atendimentos realizados pelo Núcleo de Assistência ao Trabalhador (Nast) do Cerest-CG foram transferidos para o Parque do Povo, onde os trabalhadores também recebem orientações sobre direitos previdenciários e da saúde. Os atendimentos são nos turnos manhã e tarde e estão sendo oferecidos serviços como cadastramento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e marcação de perícias médicas.

Os técnicos em saúde do trabalhador também fazem panfletagem no local. A participação do Cerest-CG no projeto do MPT, conforme avalia o coordenador-executivo da unidade, Windsor Ramos, está sendo importante para tornar o trabalho do Centro mais conhecido e acessível à comunidade.

“O Cerest funciona ajudando a rede de serviços do SUS como uma retaguarda técnica, ou seja, promovendo o atendimento paralelo ao trabalhador nos casos em que é necessário. São atendidos todos os trabalhadores (formais, informais, do serviço público ou privado), desempregados, aposentados e menores de idade em situação de trabalho ou estágio. Aqui, estamos conscientizando as pessoas sobre este equipamento”, disse.

Após receberem o atendimento na Pirâmide do Parque do Povo, os trabalhadores são orientados a retornar ao Cerest para que o processo de cada um seja acompanhado e o trabalhador seja assistido do início ao fim.

O “Trabalho de Todos” tem por objetivo principal realizar um amplo diagnóstico das relações de trabalho no Estado. No local, estão sendo oferecidos serviços como emissão de documentos pessoais, Carteira de Trabalho, orientações sobre investimentos para pequenos negócios, encaminhamento para empregos e estágios, minicursos e palestras.

CEREST – O órgão é regionalizado, atendendo aos trabalhadores de 70 municípios da região. No local, os usuários dos serviços são atendidos por uma equipe multidisciplinar que compreende desde médico, enfermeiro, assistente social, até advogados do setor jurídico. Qualquer trabalhador pode buscar o serviço diretamente.

Quando não, ele é encaminhado da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou da própria Rede de Serviços do SUS, como um hospital, ou da empresa, ou de órgãos como INSS. No Cerest o trabalhador consegue obter serviços de outros órgãos ligados à classe, como marcação de perícia do INSS ou então encaminhamento de demandas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Cabe também ao Centro a inspeção em ambientes de trabalhos, além de ações educativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO