Cidade Digital Inteligente expandirá serviço de internet gratuita para bairros carentes

lafite_ciencia_tecnologiaViabilizar a democratização do acesso à internet tem sido um compromisso do governo do prefeito Romero Rodrigues, e, nesse sentido, depois de garantir o acesso à rede mundial de computadores, no Parque da Criança, o novo desafio da Prefeitura de Campina Grande é expandir o serviço para outras áreas. Por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a internet gratuita será levada para os bairros mais carentes e alguns pontos centrais através Projeto Cidade Digital Inteligente.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Hércules Lafite, que assumiu a pasta em abril do ano passado, o projeto é prioridade para o ano de 2015. “Implantamos no Parque da Criança e a população está muito satisfeita. Agora, o mesmo modelo vai ser implantado nos bairros carentes”, informou.

O objetivo do Projeto Cidade Digital Inteligente é levar a internet gratuita para as áreas mais carentes de Campina Grande, como também aos espaços públicos na área central da cidade, como a Praça da Bandeira e o terminal de integração de passageiros.

“É um conjunto de ações que o projeto visa desenvolver, não só nos bairros carentes, mas também em todos os órgãos da Prefeitura. Teremos todos os órgãos interligados por meio de fibra ótica, permitindo o trabalho por meio da intranet. Esse é um dos grandes projetos da Secretaria que vamos implantar com o apoio do prefeito Romero Rodrigues”, detalhou Lafite.

TECNÓPOLIS – Outra ação prioritária para o governo, na área da Ciência e Tecnologia, é a instalação da Tecnópolis no Complexo Multimodal Aluizio Campos. O espaço, destinado ao fomento da ciência, tecnologia e informação, facilitará o desenvolvimento de produtos e serviços com foco na inovação.

Para discutir as parcerias no funcionamento da Tecnópolis, o secretário Lafite estará reunido nesta segunda-feira, 09, com a pró-reitora de Extensão da UFCG. “Vamos discutir durante a reunião as ações em conjunto e o principal motivo é a área da Tecnópolis, que vai abrigar também a UEPB e o IFPB”, afirmou.

O secretário enfatizou a sensibilidade do prefeito Romero Rodrigues com a área da ciência e da tecnologia. “É um prefeito antenado com a tecnologia e que adotou a inovação como slogan do seu governo”, lembrou.

Romero já sinalizou considerar a ciência e a tecnologia um setor estratégico e, por isso, defende o diálogo com os diversos agentes da área. Nesse sentido, a Prefeitura continua consolidando a relação com um parceiro histórico, que é o Parque Tecnológico. “Tivemos, com Francilene Procópio, diretora executiva do Parque, e reafirmamos a nossa parceria”, reiterou.

Uma das ações da parceria com o Parque Tecnológico no ano passado foi a realização da Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetec), após 16 anos de lacuna. Para este ano está em discussão a doação de terreno para o Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), equipamento que atua organizando a oferta e a demanda de serviços inteligentes, no sentido da promoção de inovações tecnológicas e das tecnologias sociais no Estado da Paraíba. No CITTA estarão empresas inovadoras, altamente qualificadas e conectadas com o mercado, a exemplo da Sony.

Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO