Codecom divulgou 2 mil releases em pouco mais de um ano e meio

site_pmcgContando desde 28 de abril de 2013, quando entrou no ar o site oficial da Prefeitura Municipal de Campina Grande, este é o release de número 2 mil divulgado pela Coordenadoria de Comunicação (Codecom) do Município através da Gerência de Jornalismo. No total, contabilizando o período anterior ao portal, são aproximadamente 2,2 mil releases liberados, via e-mail, para a imprensa.

Números relevantes, sobretudo porque implicam em prestação de informações importantes, de interesse público. São notícias sobre ações do governo, decisões do poder executivo municipal, detalhes sobre obras, atuação das secretarias e autarquias, esclarecimentos em geral, declarações e anúncios da parte do prefeito Romero Rodrigues, do vice Ronaldo Filho e de auxiliares. Em suma, prestação de contas à sociedade campinense.

O coordenador de Comunicação do Município, José Araújo do Nascimento, destacou, no entanto, que os números expressivos são apenas conseqüência do trabalho e da orientação do prefeito Romero. “Nunca buscamos atingir números ou estabelecer quaisquer recordes. O que a Codecom busca, desde o início desta gestão, é informar a população das ações do governo, prestando contas aos cidadãos. Sendo assim, o registro destes números veio naturalmente”, ponderou.

Em nome do jornalista Lenildo Ferreira, gerente de Jornalismo e responsável pelo recebimento, revisão e divulgação dos releases, além da gestão de pessoal, o coordenador fez questão de ressaltar a qualidade do material produzido, também reconhecendo o trabalho profícuo do Cerimonial, gerenciado por Sandra Araújo. “Temos colaboradores de alto nível, jornalistas experientes, professores, mestres, redatores com passagem por diversos jornais, um corpo de profissionais que nos ajuda a superar as limitações na busca por um trabalho de qualidade”, destaca.

araujoOutro fator importante apontado pelo coordenador é a parceria com a imprensa. “Nossos releases têm repercussão e chegam até os cidadãos porque contamos com a colaboração da imprensa, tanto na TV e no rádio quanto nos jornais, portais e blogs. Muita gente lê, assiste ou vê uma notícia e nem sabe que aquela informação partiu do trabalho da Codecom, e o que importa mesmo é que, graças aos nossos parceiros, essa informação cumpriu seu mister, chegou ao cidadão”, diz.

Além dos releases, o portal da PMCG, no endereço www.campinagrande.pb.gov.br, já publicou, em pouco mais de um ano e meio, cerca de uma centena de semanários, além de editais, e foi o veículo para resposta a mais de mil questionados formulados através do Sistema de Informação ao Cidadão. O site, por sinal, foi criado e é mantido por servidores da PMCG, deixando, assim, de onerar os cofres municipais.

Além dos releases, a Codecom atua nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – e busca intermediar e otimizar o contato entre a imprensa e os diversos setores da Prefeitura Municipal de Campina Grande. “Nosso trabalho é intenso e, se muitas vezes não é percebido, é porque se trata não de um esforço de autopromoção, mas de divulgação do que realmente interessa ao cidadão campinense”, conclui Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO