Com apoio da PMCG, Tropeiros representa a PB no Festival de Olímpia

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande e em atendimento a convite especial, o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, do Centro Cultural Lourdes Ramalho, estará representando Campina Grande e a Paraíba no 50º Festival de Folclore (Fefol) de Olímpia – SP, que começa neste sábado e prossegue até o próximo dia 17.

O Fefol, maior evento do gênero no Brasil, sempre no mês do folclore, há meio século reúne dezenas de grupos folclóricos e parafolclóricos de quase todos os estados brasileiros, o que confere à cidade de Olímpia o título de “Capital Nacional do Folclore”. Em cada edição, o festival presta uma homenagem a um estado participante. Este ano, ao festejar o Jubileu de Ouro, São Paulo será o homenageado.

Campina Grande, cidade que promove o Maior São João do Mundo e vários outros grandes eventos, sempre foi representada pelo grupo Tropeiros da Borborema, o pioneiro na modalidade, que inspirou a criação de vários outros congêneres, e mais uma vez recebe convite especial, pela contribuição ao Fefol em mais de 20 edições.

Desta forma, com a sensibilidade do prefeito Romero Rodrigues, que tem dispensado especial atenção à cultura e que recebeu o convite diretamente da coordenação do Fefol, mais uma vez possibilita o importante intercâmbio cultural com o grande evento olimpiense, reconhecido em todo o mundo. São centenas de grupos folclóricos e parafolclóricos, representando, este ano, treze estados da Federação.

A extensa programação, que envolve espetáculos de dança, folguedos, literatura, gastronomia e outras manifestações, acontece nos três turnos, com atividades nas ruas e praças públicas, em museus e escolas, tendo como ponto alto a Praça de Eventos, uma área de mais de 50 metros quadrados.

Paralelamente acontecem, ainda, o Minifestival, com a participação de alunos da rede pública de ensino e o seminário, com palestras e mesas redondas, sobre temas relacionados ao folclore. Este ano, o evento também contará com as participações especiais de Almir Sáter e Renato Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO