Começa a coleta de dados do Educacenso 2014

Iolanda_seducTem início nesta quarta-feira (28) a coleta de dados do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2014, que se estenderá até o dia 08 de agosto. As atividades serão desenvolvidas no Laboratório 1 do Centro de Tecnologia Educacional.

De acordo com a secretária de Educação do Município, Iolanda Barbosa, “através do Censo, teremos a garantia dos recursos/Fundeb necessários para financiamento da educação básica no município. O Censo traz o quantitativo de crianças, adolescentes, jovens e adultos da Rede e oportuniza, a partir dele, a definição das políticas de educação a que venham atender por faixa etária”.

A secretária Iolanda destacou ainda que “o Censo possibilita à educação infantil a pactuação entre Secretaria de Educação e Programa Fome Zero para garantir o NIS de todas as crianças de zero a cinco anos matriculadas na Rede. O NIS informado no Censo Escolar gera uma suplementação de 50% sobre o Fundeb para a educação infantil, garantindo todos os recursos necessários para esta fase da educação básica”.

No ensino fundamental, o Censo fortalece a educação em tempo integral, a merenda, o transporte, além de detectar a distorção idade-série e evasão/abandono.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO