Começa segunda-feira mais uma etapa do Censo Escolar

educacenso_2016A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, inicia nesta segunda-feira (15), às 10h, no laboratório 1 do Centro de Tecnologia Educacional, a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, que tem por objetivo coletar as informações de Rendimento e Movimento – fechamento do ano letivo de 2015 – dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar.

Secretária de Educação, a professora Iolanda Barbosa convoca todos os gestores a comparecerem ao Laboratório a partir do dia 15, para o registro de senha no site do Educacenso e com os dados dos alunos.

Ela alerta que os gestores não deixem para o final do prazo para evitar transtornos de congestionamento do site. O atendimento será das 7h às 13h e se estenderá até às 17h do dia 31 de março.

Os dados informados são fundamentais para conhecer o rendimento e a movimentação dos alunos da Educação Básica e serão utilizados como base para o cálculo das taxas de rendimento e abandono escolar, que expressam o percentual de alunos aprovados, reprovados, que abandonaram a escola ou que não responderam esses dados. As taxas de rendimento são fundamentais para a verificação e acompanhamento do rendimento das escolas. Além disso, são variáveis utilizadas no cálculo do IDEB.

Segundo a Portaria nº 316, de 04 de abril de 2007, cabem aos dirigentes dos estabelecimentos escolares públicos e privados o preenchimento das informações do Censo Escolar, inclusive do módulo Situação do Aluno, responsabilizando-se pela exatidão dos dados declarados e pela guarda dos documentos administrativos e pedagógicos que comprovem o movimento/ rendimento do aluno na escola. A Portaria estabelece, ainda, que as autoridades do Poder Executivo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, de acordo com suas competências, são responsáveis solidários pela exatidão e pela fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar.

Os alunos transferidos terão a informação de situação final da matrícula declarada na escola da Admissão após o Censo. Por isso, é muito importante admitir todos os alunos que chegaram à escola após a data de referência do Censo para que a matrícula tenha a informação da situação final.

Os casos de alunos transferidos e não admitidos após informação de rendimento, falecido ou deixou de frequentar são considerados como SIR (sem informação de rendimento) na escola da matrícula inicial.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO