Conferência vai discutir Políticas Culturais para o Desenvolvimento Territorial

Estão abertas as inscrições para a II Conferência Internacional de Cultura CIOFF Brasil, uma realização CIOFF Brasil, Universidade Leiga do Trabalho, Pontão Cariri Território Cultural, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Secretaria de Cultura do Estado, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Sebrae. A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico www.cioffbrasil.com.

A Conferência acontecerá de 23 a 25 de fevereiro, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande/PB, com o tema “Políticas Culturais para o Desenvolvimento Territorial”.

Na oportunidade estarão reunidos renomados pensadores da cultura no Brasil e representantes do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais CIOFF®, organização não governamental que mantém Colaborador Oficial da UNESCO, Membro do Comitê Patrimônio Cultural Imaterial e promove a preservação da diversidade e do patrimônio cultural através de encontros, festivais de dança folclórica, seminários, feiras e exposições de artesanatos em 102 países dos cinco continentes.

A II Conferência Internacional de Cultura colocará em debate um conjunto de ações de caráter cultural, econômico, educacional, turístico, social e ambiental constituindo-se num espaço de referência para reflexões, exposições e deliberações em torno das políticas culturais desenvolvidas no Brasil e no mundo que promovem o desenvolvimento regional através da cultura.

A proposta se lança como um espaço privilegiado para o planejamento e o fomento de políticas públicas de cultura; a constituição de oportunidades de intercâmbio de experiências entre pessoas e instituições de diversas partes do planeta; e, como um momento ímpar para despertar e divulgar a valorização dos saberes e fazeres da cultura popular.

Serão abordados os temas Patrimônio Imaterial e Cultura Tradicional; Políticas Públicas para a Proteção e Promoção da Diversidade Cultural como forma de Desenvolvimento; Garantias da Diversidade Cultural; e Políticas Culturais Catalisadoras da Criatividade e Indústrias Criativas.

Os temas envolvem a relação do CIOFF® com a UNESCO, e dessa com as ONGs, tendo o propósito de contribuir na execução e monitoramento de projetos públicos ou privados, bem como de incentivar as ações e o compromisso de voluntariado da Comissão da Conferência Jovem Mundial.

Ao final do evento serão redigidas as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural com o conceito de regionalização e territorialidade a serem encaminhadas as ONGs em todo o mundo, e apresentado aos governos e instituições que possam colaborar na sua implementação.

Outras informações podem ser obtidas com as organizadoras do evento Socorro Maciel (81)3723.8823 ou (81)9993.6866 e Alice Monteiro (83)8858.0467, (83)9950.0573.

Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO