Conselheiros escolares participam de Curso de Formação

Iolanda_conselheirosOs conselheiros escolares da Rede Municipal de Ensino estão participando do Curso de Formação para Conselheiros Escolares promovido pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação e universidades federais.

A secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, deu as boas vindas aos conselheiros escolares que participaram do 1º Encontro Presencial da Formação, no auditório do Cepacs, que tem como tutora a professora Cleocene dos Santos Medeiros. Iolanda falou de mais um espaço de aprendizagem e da importância dos Conselhos Escolares para o bom andamento da escola.

Conselho Escolar é o órgão colegiado da escola pública, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica, ao qual cabe avigorar o projeto político-pedagógico da escola, como a própria expressão da sua organização educativa, garantindo a participação da comunidade escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica.

Levar ao cursista uma visão geral do curso, integrando-o à proposta formativa, levantar o perfil dos cursistas e apresentar o ambiente online e a proposta pedagógica do curso, com ênfase na explicação das atividades práticas que serão desenvolvidas foram os objetivos do primeiro encontro presencial.

Os objetivos da formação são: Fortalecer os conselhos escolares por meio da oferta de formação para os conselheiros escolares; Qualificar a atuação dos conselheiros escolares; Estimular a troca de experiência entre os conselheiros escolares; Favorecer a gestão democrática na escola pública; Oportunizar aos conselheiros escolares o contato com novas tecnologias.

A Formação para Conselheiros Escolares é ofertada em módulos. O Módulo Introdutório, composto por nove aulas e três encontros presenciais, é pré-requisito para a realização dos módulos temáticos.

O Módulo Introdutório e os módulos temáticos terão 40 horas/aula, sendo 28 horas no ambiente online e 12 horas presenciais, distribuídas em três oficinas de quatro horas cada. Os cursistas aprovados ao final de cada módulo receberão um certificado. São nove aulas em ambiente online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO