Conselho de Direitos promove I Fórum Comunitário do Selo Unicef

selo_unicefO Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande (CMDDCA) promove na próxima quarta-feira, 30 de julho, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, município aprovado edição 2013-2016. O evento será realizado das 8 às 12h no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcante, localizado nas proximidades do Parque do Açude Novo. Durante o fórum, serão apresentados indicadores sociais do município e elaboradas ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O fórum é aberto para a participação de toda a comunidade, mas envolve principalmente crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Campina Grande. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no local do evento, com direito à emissão de certificado.

Será discutido o planejamento de políticas públicas de combate às desigualdades sociais a partir de ações integradas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer. Ao final do fórum, a comissão que integra o conselho vai se reunir para elaborar um Plano Municipal de Ações Estratégicas e Participação Social, documento norteador que será enviado para a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Um dos objetivos principais é envolver crianças e adolescentes no processo de construção de políticas promovendo o protagonismo juvenil, conforme informou a articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, professora Iolanda Barbosa.

“Os fóruns são espaços privilegiados de debate e construção de propostas para o avanço das políticas públicas, com o objetivo de refletir e ampliar o debate público acerca das estratégias de enfrentamento das desigualdades de meninos e meninas e engajar a sociedade no planejamento e acompanhamento de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social”, informou Iolanda, que também é secretária de educação do Município.

PROGRAMAÇÃO

A abertura será às 8h com a apresentação cultural do Grupo Convivência e Arte. Em seguida, será formada a mesa de abertura e será feita a apresentação da metodologia do fórum. Logo após, será apresentado o diagnóstico do município a partir dos indicadores sociais. A partir das 9h30, os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho para discutir a redução das desigualdades relacionadas à gênero, raça e etnia, renda, condição pessoal, território e idade.

SELO

O Selo Unicef é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. Campina Grande já possui o selo de “município aprovado” e aderiu à renovação do selo, se comprometendo a ampliar as ações de desenvolvimento humano, saúde e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO