Conselho de Segurança terá câmaras setoriais para aprofundar temas

conseg_reuniaoO Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande (Conseg) realizou na manhã desta segunda-feira, 15, a sua última reunião ordinária do ano. A reunião foi marcada pela criação de duas câmaras setoriais no âmbito do próprio conselho, sendo uma voltada exclusivamente para os membros de órgãos da segurança pública (a exemplo de Polícia Civil e Polícia Militar) e outro destinado à discussão de assuntos sociais.

Os membros das duas câmaras vão discutir separadamente e de forma preliminar os temas de maior interesse comunitário no âmbito da segurança pública, os quais, num segundo momento, serão levados para deliberação geral por parte de todos os conselheiros. A nova sistemática de trabalho será operacionalizada objetivando a próxima reunião do Conseg, marcada para acontecer no dia 12 de janeiro de 2015, na sede da OAB/Campina Grande, no bairro do Catolé.

A reunião foi presidida por José Araújo do Nascimento, coordenador de Comunicação da PMCG, que explicou os motivos da transferência das reuniões do Conseg do Gabinete do Prefeito para a sede local da OAB, ressaltando ter sido uma vontade de todos os conselheiros, mesmo porque a instituição que congrega os advogados é a “casa da cidadania e dos direitos humanos”, sendo espaço adequado para a discussão de temas de segurança e outras questões de interesse social. “Vamos solicitar oficialmente aquele espaço e deveremos usá-lo, mesmo porque a OAB já integra o nosso conselho”, afirmou.

 Também foi deliberado o envio de ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, pois o Conseg pretende ser recebido em audiência com as presenças do secretário de Segurança, do comandante geral da Polícia Militar e do delegado geral de Polícia Civil. “Com isso, uma comissão do Conseg vai levar ao conhecimento das principais autoridades policiais do Estado os problemas do setor de segurança pública de Campina Grande, além de sugestões para que sejam resolvidos”, disse.

José Araújo aproveitou a reunião para anunciar que a Prefeitura Municipal de Campina Grande já instalou um call-center dedicado ao setor de iluminação pública. Com isso, por meio do fone 3322-5594 a população pode, a partir de agora, telefonar reivindicando questões de iluminação pública nos postes da cidade.

Também será enviado ofício ao prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, para o atendimento de algumas reivindicações por parte do Conselho Municipal Antidrogas, a exemplo da regulamentação de um fundo municipal de combate às drogas. Outro ofício será enviado ao Governo do Estado solicitando a recriação da Operação Manzuá.

Durante a reunião, o superintendente da STTP, José Marques, solicitou ao comandante local da PM que volte a escalar para a sala da central de câmaras de monitoramento um policial para o acompanhamento dos trabalhos ali realizados, a exemplo do que já aconteceu no passado.

Por último, foi deliberado que será enviado ofício ao prefeito Romero Rodrigues solicitando que seja vetada a emenda legislativa que modifica a direção do Conselho Municipal de Segurança. “Para tanto, queremos ainda que o Conseg tome conhecimento do teor desta emenda, que nos será trazida pelo vereador Sargento Régis. Assim, o conteúdo da emenda será debatida entre os conselheiros”, acrescentou Araújo.

“Podemos dizer, enfim, que a audiência foi bastante proveitosa. Tivemos o debate de muitos assuntos referentes à segurança pública local, a exemplo da necessidade da lei municipal de identificação de motocicletas, que já está em fase final de aprovação; questões referentes aos aprovados em concursos das Policias Civil e Militar; entre outros. Avançamos muito em termos de conteúdo e de decisões práticas para auxiliar a segurança municipal”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO