Creches do Município participam da Semana do Aleitamento Materno

aleitamento_crecheA conscientização sobre a importância do aleitamento materno começa desde cedo na Rede Municipal de Educação de Campina Grande. Crianças das creches municipais Elza Almeida e Professora Alcide Cartaxo Loureiro participaram da programação da Semana do Aleitamento Materno, ação desenvolvida pela Prefeitura através da integração entre as secretarias de Educação e Saúde. A programação continua até a próxima quinta-feira, 07 de agosto.

A ação nas creches acontece durante toda a segunda-feira, 04 de agosto, com a apresentação de material lúdico e educativo para tratar do tema do aleitamento materno entre as crianças matriculadas no berçário, pré-escolar e maternal. Foram apresentados vídeos sobre a amamentação, bonecos e fantoches e contação de histórias.

As crianças também participaram da criação de cartazes e pinturas alusivos à temática da amamentação. As fitas douradas, símbolo da mobilização em prol do aleitamento, também foram lembradas na produção das peças criadas pelas crianças.

Mães de crianças matriculadas nas unidades de educação infantil também participaram do evento, amamentando junto às demais crianças. O objetivo é quebrar o preconceito que ainda existe em torno da amamentação, partindo das crianças para conscientizar também as famílias.

“É importante trabalhar o processo de amamentação dentro do brincar da criança, para que a partir daí a gente possa destruir preconceitos criados e difundidos socialmente em torno da amamentação”, explicou a professora Iolanda Barbosa, secretária de educação de Campina Grande.

A programação da Semana do Aleitamento Materno segue até a próxima quinta-feira, 07. Também estão sendo realizadas oficinas lúdicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na quarta-feira, 06, um fórum sobre assistência materna e neonatal irá reunir 42 secretários municipais de saúde da região de Campina Grande.

As maternidades da FAP e da Clipsi, integrantes da rede Cegonha em Campina Grande, também terão programação voltada para a mobilização. O encerramento acontecerá no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO