Crianças da Rede Municipal celebram Dia da Consciência Negra em ato contra o racismo

criancas_rede_municipal_consciencia_negra

“Hoje é o dia da consciência Negra porque foi o dia da morte de Zumbi, que lutou pela liberdade”, explicou.imagem

Ele estuda na Escola Municipal Neco Cirne e fez um apelo pelo fim do racismo e pela igualdade racial. “Seria chato de todo mundo fosse igual. O bom é a diferença, com todo mundo se respeitando”, disse emocionando o público.

A professora Rejane Batista, da Escola Francisca Zena Brasileiro, destacou a história de lutas do povo negro no Brasil.

Exatamente hoje, faz 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Temos muito a agradecer e ele e tantos outros que lutaram pelo direito a igualdade. Estou aqui como professora, mas também como mulher negra, que hoje ocupa este espaço em praça pública graças às lutas e conquistas do povo negro”, afirmou.

imagem

Participaram crianças que integram ações realizadas durante todo o ano letivo, a exemplo dos projetos Capoeira nas Escolas, Educação Pela Cultura, desenvolvidos em parceria com o Instituto Alpargatas, Descobridores de Histórias e Cidadania Ativa, este último em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Estamos celebrando o Dia da Consciência Negra apresentando um pouco da ações que desenvolvemos cotidianamente em sala de aula, na promoção da igualdade de direitos e no enfrentamento ao racismo, incluindo a temática da história e cultura afro-brasileira no currículo da Rede Municipal”, destacou a secretária de educação do município, professora Iolanda Barbosa.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO