Crianças das creches municipais vão receber suplementação nutricional

aleitamento_crecheProfissionais das áreas de saúde e educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande participam nesta terça-feira, 02 de junho, da capacitação do NutriSUS, estratégia de fortificação da alimentação com micronutrientes em pó. A capacitação começará às 14 horas, no Centro de Formação de Professores, no bairro das Malvinas. O NutriSUS será adotado nas creches da Rede Municipal de Educação a partir do segundo semestre.

A expectativa é de que participem do evento cerca 270 profissionais das secretarias de educação e saúde. No âmbito da Rede Municipal de Educação participam gestores escolares, merendeiras, equipe técnica e lactaristas, responsáveis pela preparação da alimentação das crianças menores. Já a Secretaria de Saúde será representada pelos gerentes de distritos sanitários e profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE).

O NutriSUS consiste na adição de uma mistura em pó com vitaminas e minerais em uma das refeições servidas para as crianças. O objetivo é combater a anemia e fortalecer a alimentação, garantindo uma melhor suplementação de vitaminas. Cada sachê de um grama da mistura em pó contém 15 nutrientes, entre eles nove tipos de vitaminas, além de ácido fólico, ferro, zinco, entre outros minerais.

A suplementação será destinada a crianças com idade entre seis meses e quatro anos de idade matriculadas nas creches da Rede Municipal de Campina Grande. De acordo com Thaise Derks, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o NutriSUS começará a funcionar inicialmente na Creche Municipal Áurea Moura Ribeiro, no bairro das cidades. Mas a meta da Seduc é ampliar o uso da suplementação para todas as 35 creches municipais no decorrer do segundo semestre.

Não contraindicações para o uso do suplemento do NutriSUS, mas por se tratar de uma ação preventiva, os sachês só serão oferecido às crianças mediante autorização do pai ou responsável. As equipes de saúde vão orientar os pais sobre a importância da suplementação nutricional para a saúde das crianças. Além de prevenir e combater a anemia, os nutrientes em pó contribuem para o melhor funcionamento do sistema imunológico e no desenvolvimento cognitivo.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO