Crianças e adolescentes recebem certificados do Proerd

proerd_2014Educar para prevenir. Com base nessa lógica, a Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a Polícia Militar, realizou este ano mais um curso de conscientização sobre as consequências do uso de substancias entorpecentes, destinado aos alunos da rede municipal de ensino. Na tarde desta sexta-feira,15, 1.250 estudantes receberam, na Pirâmide do Parque do Povo o certificado do curso ministrado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, e passam a ser agentes multiplicadores para outras crianças e para a própria família.

Para a secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, o trabalho conjunto apresenta resultados concretos. “É um programa válido. A família vai para dentro da escola e a criança se torna um multiplicador. O trabalho ainda diminui o índice de violência na escola”, avaliou.

A aluna Vitória Lopes, que cursa o quinto ano na escola Otávio Amorim, no bairro das Malvinas, é uma das multiplicadoras no trabalho de prevenção às drogas. O discurso ela já adotou, conquistando, inclusive, o primeiro lugar no concurso de redação sobre o tema. “Nós, crianças e adolescentes, não devemos usar nenhum tipo de droga”, afirmou a autora do texto, que foi construído ressaltando os malefícios físicos e sociais provocados pelo consumo de entorpecentes. Pela redação premiada, ela recebeu como prêmio uma bicicleta.

Para o prefeito Romero Rodrigues, que esteve presente à solenidade entregando medalhas e certificados aos alunos, o trabalho educativo para distanciar as crianças e os jovens das drogas tem extrema importância. “A ação tem dado resultados positivos. É uma semente que estamos plantando. Parabéns à PM e à rede municipal de ensino”, congratulou-se o prefeito.

A atividade desenvolvida em conjunto nas escolas tem tido repercussão nos lares dos estudantes. Maria José Sousa, mãe de Ian Gabriel, aluno do quinto ano da escola Félix Araújo, no bairro do Catolé, disse que tem percebido mudanças positivas no comportamento do filho. “Eu achei que ele ficou mais consciente e isso tranquiliza a gente, porque esse é um tema dos mais temidos por nós que somos pais”, considerou.

Participaram da formatura do Proerd alunos de 26 escolas da rede municipal de ensino. Estiveram presentes à solenidade diversas autoridades militares, lideradas pelo comandante geral, coronel Euler Chaves, que em sua breve fala, dirigida ao público presente, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Campina Grande.

O Proerd funciona há 14 anos na Paraíba e, de acordo com a coordenadora estadual do programa, capitã Polyanna Laura, tem como missão desenvolver na criança e no jovem a capacidade de resistir à oferta de drogas. O curso do Proerd é ministrado por policiais para crianças e adolescentes matriculadas desde a educação infantil até a 7ª série do ensino fundamental. O problema é discutido de forma lúcida, na linguagem do jovem, através oficinas, palestras e apresentações artísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO