Defesa Civil de CG troca experiências com equipes de São Paulo

ruiter_defesa_civil_spAs experiências com a “Operação Carro Pipa” e com a logística utilizada em Campina Grande e região nas ações de distribuição e abastecimento de água para os municípios que sofrem com os efeitos da estiagem serão repassadas por profissionais da Defesa Civil local para equipes com atuação em cidades do interior de São Paulo, estado atingido pela falta de água.

À frente desse trabalho estará o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, que participa esta semana, em Brasília, da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Neste avento, serão selecionadas as 40 propostas para aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A conferência teve início nesta terça-feira, 04, e será realizada até a próxima sexta, 07. Segundo Ruiter Sansão, outros assuntos debatidos durante a conferência serão o repasse de recursos federais destinados às ações preventivas da Defesa Civil e o Projeto de Defesa Civil Regional em Campina Grande. Conforme o projeto, Campina passará a ser um pólo regional (inserindo outros municípios), gerenciando ações voltadas à questão de enchentes, enxurradas e, principalmente, aos períodos de estiagens e seca na região.

“Com relação à troca de experiências com equipes da Defesa Civil de São Paulo, nosso objetivo é mostrar nossas experiências com relação à logística para a ‘Operação Carro Pipa’. Eles têm interesse em conhecer a logística utilizada nessa região, com relação à distribuição e abastecimento de água, até porque as cidades do interior de São Paulo estão passando por crise de abastecimento de água”, disse Ruiter.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande também defenderá, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a ampliação no número de pluviômetros digitais instalados na cidade. Até o momento, oito pluviômetros foram instalados em áreas susceptíveis a alagamentos (bairro do Catolé, Policlínica das Malvinas, Escolas Paulo Freire e Frei Dagoberto, bairros do Pedregal e das Cidades, Distrito dos Mecânicos e Vila dos Teimosos).

Os equipamentos estão instalados em prédios públicos, pertencentes ao Município, sendo que a instalação e manutenção estão sob a responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia.

De acordo com Ruiter, a importância desse equipamento está na sua capacidade de coletar dados, principalmente em períodos chuvosos, de maneira que as equipes da Defesa Civil possam aperfeiçoar suas ações e planejamentos relacionados à prevenção de desastres, de inundações, alagamentos e enchentes em toda a região.

Logo que são coletados, os dados desses pluviômetros são direcionados ao Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais que, por sua vez, repassa as informações às Defesas Civis Municipais. “Dessa maneira, os órgãos poderão definir linhas de ação e de atendimento à população junto aos órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil”, disse Ruiter.

Os pluviômetros digitais servirão ainda como parâmetros para o planejamento de ações em períodos de estiagens e secas. “Caberá à Defesa Civil de Campina Grande repassar os dados e trabalhar com as informações para que seja realizado um planejamento sempre visando o caráter preventivo. De dois anos para cá, a Defesa Civil tem realizado ações preventivas. Por essa razão, esses equipamentos serão instalados também nos distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata”, frisou Ruiter.

Catolé – A instalação de um pluviômetro digital no bairro do Catolé ocorreu em função do aumento no número de ocorrências durante o período de chuvas. “A Defesa Civil foi bastante acionada para atender a população daquela área. Isso ocorreu por conta da urbanização realizada nas proximidades do estádio O Amigão. O sistema de drenagem ficou saturado e precisa de ampliação e de uma manutenção permanente. Daí as ruas sofrerem com alagamentos, quando antes não existiam tantos registros”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO