Defesa Civil recebe Prêmio por Mérito do Cemaden Educação

O Programa Defesa Civil nas Escolas Municipais, desenvolvido pela Defesa Civil de Campina Grande, vai receber o Prêmio por Mérito do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. O programa é pioneiro na Paraíba para a Educação. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ruiter Sansão, de março até outubro foram visitadas 15 escolas localizadas nas proximidades das áreas de risco.

Em Campina Grande são 13 áreas de riscos reconhecidas oficialmente. São registrados 83 tipos de desastres, no entanto, nas escolas, o programa trabalha apenas dois, os produzidos pelo excesso de chuvas e pela escassez.

Em 15 dias, a Defesa Civil de Campina Grande estará recebendo a premiação, composta por um Kit Educação (publicações técnicas e pedagógicas) e um pluviômetro semiautomático, que serão utilizados nos trabalhos educativos nas escolas.

O Cemaden tem por objetivo usar tecnologias modernas de monitoramento e previsões hidrometeorológicas e geodinâmicas. É também missão do Centro promover desenvolvimentos científicos, tecnológicos e inovadores para avançar na qualidade e confiabilidade dos alertas, e na prevenção e mitigação desses desastres.

Com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a campanha #AprenderParaPrevenir foi destinada às comunidades escolares, escolas de ensino básico e às defesas civis que atuam em escolas. Elas podem inscrever os trabalhos desenvolvidos no tema em duas categorias: projetos e ações educativas realizadas em 2016-2017 ou novas propostas. A novidade, nesta segunda edição, é a abertura para participação das Defesas Civis atuantes na área da educação.

O lançamento da Campanha ocorreu em 06 de junho, na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e a premiação aconteceu em outubro. Esta é uma iniciativa do Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO