Desfile Cívico reúne 400 alunos da Rede Municipal no Bairro das Cidades

desfile_civicoA Independência do Brasil só será comemorada no próximo domingo, dia 7 de setembro, mas a festa cívica já começou no Bairro das Cidades, em Campina Grande. Cerca de 400 estudantes da Rede Municipal de Educação participaram na manhã desta sexta-feira, dia 5, do desfile da Independência, que percorreu as principais ruas do bairro.

O sesquicentenário de Campina Grande foi o tema principal do desfile, que também apresentou aspectos da história da cidade e trabalhos sobre a defesa da inclusão social, o combate ao preconceito e a preservação do meio ambiente. Os temas dialogam com os conteúdos trabalhados diariamente em sala de aula.

O desfile foi promovido por quatro escolas da Rede Municipal de Educação, reunindo estudantes matriculados desde o maternal e as primeiras séries da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Participaram do ato cívico as crianças da creche Áurea Moura Ribeiro e das escolas municipais Maria das Vitórias e Luiz Cambeba. A escola Municipal Anis Timani foi representada pela banda de fanfarras.

A secretária de educação do Município, professora Iolanda Barbosa, participou do desfile percorrendo as ruas do bairro juntamente com as crianças. “Esta foi uma iniciativa que partiu dos professores das escolas do bairro, contando com nosso apoio. Um desfile como esse vai além da celebração do patriotismo, pois envolve toda a comunidade numa ação que contribui para o fortalecimento da cidadania e da participação popular”, avaliou.

A ideia de promover o desfile no bairro surgiu a partir das oficinas do projeto “Mais Educação”, que possibilitou a formação de uma banda de fanfarra na Escola Municipal Luiz Cambeba. É o que explica o professor Fabiano Pereira, gestor da escola e responsável pela iniciativa de realizar o desfile.

“Tudo começou nas oficinas do Mais Educação e a ideia foi muito bem recebida pelos pais e integrou outras escolas do bairro. Resgata uma tradição antiga da comunidade, que antigamente realizava desfiles no 7 de Setembro, uma tradição que há mais de 10 anos estava esquecida. Foi ótimo ver no rosto dos nossos alunos a alegria em participar e ver o desfile acontecer”, afirma.

Muitos pais de alunos se emocionaram ao assistir a apresentação dos filhos, como relata Fátima Ferreira da Silva, mãe de Gabriela Ferreira, 10 anos, aluna da 4ª série na Escola Luiz Cambeba. “Foi uma emoção muito grande a gente ver o resultado do trabalho deles e principalmente alegria da minha filha em participar. Esse desfile uniu todo mundo no bairro”, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO