Detentos recebem atendimento em Campanha contra a Sífilis

Os detentos do regime fechado da Penitenciária Raymundo Asfora, o Serrotão, receberam vários cuidados nesta segunda-feira, 25, de uma equipe médica multidisciplinar. A ação faz parte da Campanha Municipal Contra a Sífilis da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Os detentos fizeram teste rápido de detecção da doença sexualmente transmissível e receberam outros serviços de saúde. Eles são esposos de mulheres gestantes que são acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde e as ações fazem parte de estratégias adotadas para diminuir o aparecimento de casos e conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção para os adultos e para a necessidade da tomada de todos os cuidados para garantir a saúde dos fetos durante a gestação.

Todas essas medidas estão dentro da Campanha. Desde o início do mês os médicos da Atenção Básica receberam orientações sobre o acompanhamento dos casos de sífilis nas Unidades de Saúde. Os profissionais passaram a acompanhar os usuários das unidades com maior atenção para a doença, notificando os resultados positivos, visitando os pacientes em casa, fazendo análise das situações de alto risco e encaminhando os pacientes para os serviços de referência.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande disponibilizou em 2015 Testes Rápidos de Sífilis e outras DSTs em todos os eventos de atendimento ao público e todas as unidades contam com o teste rápido. Além disso, os profissionais de saúde têm capacitação permanente com relação ao assunto e o Serviço de Assistência Especializada, SAE, que atende esses pacientes, mudou de lugar para oferecer uma melhor estrutura.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO