Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: quase 10 mil fazem tratamento em Campina Grande

Nesta sexta-feira, 26 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Em Campina Grande, 9.795 usuários da cidade e de outros municípios pactuados estão inscritos no programa de controle e acompanhamento do glaucoma.

Os pacientes fazem exames e consultas nos serviços credenciados da rede complementar de saúde, ou seja, as clínicas particulares credenciadas pelo Sistema Único de Saúde, e recebem os colírios regularmente para o controle da doença.

O glaucoma é um conjunto de doenças que atinge o nervo ótico e causa perda de visão, geralmente acompanhado de elevação da pressão ocular. Doenças crônicas como hipertensão, diabetes problemas cardíacos, tireoide, além de fatores genéticos, idade avançada, dores regulares nos olhos e o uso demasiado ao longo do tempo de corticoide são fatores de risco.

“É imprescindível que a partir dos 40 anos de idade as pessoas se cuidem neste sentido e que a partir dos 60 façam exames todos os anos. Lembrando sempre que o acompanhamento e o controle permitem estagnar o glaucoma, mas não reverter”, disse o médico Diego Gadelha.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO