“Doutores da Amamentação” vão incentivar aleitamento materno

doutores_amamentacaoRealizada em diversos países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno terminou nesta quinta-feira, 07, mas em Campina Grande as ações terão continuidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde lançou no encerramento da mobilização o projeto “Doutores da Amamentação”. A ideia é conscientizar a população da importância do aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida, assim como difundir os benefícios da amamentação para a saúde das mulheres.

O projeto vai funcionar de forma permanente nas maternidades conveniadas com o SUS no município (Isea, Clipsi e FAP) e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, levando atividades práticas e lúdicas para os usuários sobre o aleitamento materno. A proposta teve inspiração nos “Doutores da Brincadeira”, grupo de voluntários que visitam crianças e adolescentes internados em hospitais da cidade.

De acordo com a idealizadora do projeto, Gabriela Campos, que também é coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Município, a iniciativa conta com dez participantes voluntários. Inicialmente, dez estudantes do curso de fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas – FCM irão dar início às atividades, que começam nesta sexta-feira, 08. “Pretendemos acompanhar as gestantes no pré-natal, na maternidade e também após o parto para fortalecer a cultura do aleitamento materno”, explicou.

Para secretária de saúde, Lúcia Derks, a iniciativa vai contribuir com as metas do Projeto Bem-Me-Quer, que estabelece o Plano Municipal de Assistência Obstetrícia e Neonatal, voltadas para a redução da mortalidade materna e infantil. “Como primeira vacina da criança, o leite materno é essencial para a criança ter um crescimento saudável. Por isso, os ‘Doutores da Amamentação’ terão papel fundamental para diminuirmos os índices de mortalidade, além de ser uma estratégia inovadora”, comentou a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO