Escola Municipal Roberto Simonsen sedia projeto Escola Sustentável

alunos_Roberto_SimonsenNa tarde desta terça-feira, 1º, foi realizada na Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no bairro de São José, mais uma atividade do projeto Escola Sustentável em Ação, com palestras de Robênia Nunes, da Secretaria de Educação, Kalina Lígia, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e Eliane Cordeiro.

Escola sustentável é aquela que mantem uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensa seus aspectos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações.

O (Programa Dinheiro Direto na Escola) PDDE Escola Sustentável está sendo desenvolvido em três eixos: Gestão dos resíduos sólidos e uso racional da água; Jardinagem; e fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).

De acordo com a gestora da escola, Luciene de Vasconcelos Souza, a ação Escola Sustentável conta com o apoio da comunidade escolar, alunos, professores, pais, técnicos, Conselho Escolar e do representante do NUCA, Lenildo Pereira.

Luciene acrescentou que “estamos desenvolvendo uma Oficina de Pneus para ornamentação do nosso jardim. Cada pneu terá a cor que representa os elementos terra (marrom), fogo (vermelho), água (azul) e ar (verde)”.

No que diz respeito ao jardim, as plantas são resistentes ao calor e têm necessidade de pouca água.

A gestora informou ainda que na escola tem um reservatório de água imprópria para consumo que está sendo utilizada para irrigar o jardim e na limpeza de ambientes da escola.

A  transição  para  a sustentabilidade nas escolas pode ser promovida a partir das seguintes dimensões:

– Espaço físico: utilização de materiais mais adaptados às condições locais e de uma arquitetura que favoreça o conforto térmico e acústico, que garanta a acessibilidade, a gestão eficiente da água e da energia, o saneamento e a destinação adequada de resíduos.

– Gestão: compartilhamento do planejamento e das decisões que dizem respeito ao destino e à rotina da escola, buscando estabelecer pontes entre a comunidade escolar e o seu entorno, respeitando e valorizando a diversidade cultural, étnico racial e de gênero existente.

– Currículo: inclusão e conhecimentos, saberes e práticas sustentáveis no Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino e em seu cotidiano a partir de uma abordagem que seja contextualizada na realidade local e estabeleça nexos e vínculos com a sociedade global.

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) é UM elemento estruturante na constituição de espaços educadores sustentáveis.  Trata-se de um colegiado que envolve estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e comunidade com o objetivo de promover a sustentabilidade na escola em todas as suas dimensões, estabelecendo relações entre a comunidade escolar e seu território em busca de melhoria da qualidade de vida.

A busca de sustentabilidade e a implementação da “Agenda 21” na Escola constituem exercício permanente e preveem alterações graduais no ambiente e na rotina escolar.

Por isso, a Coordenação-Geral de Educação Ambiental do MEC trabalha com o conceito de “transição para a sustentabilidade”. Isso envolve o desenvolvimento de uma visão de futuro, o planejamento das ações para alcançá-lo e a busca de recursos para realizar ações identificadas como prioritárias, bem como persistência do coletivo escolar em alcançar as metas pretendidas.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escolas Sustentáveis surge nesse contexto e preconiza a utilização dos recursos em ações que possam conferir visibilidade à intenção de educar para a sustentabilidade.

A escola poderá utilizá-los em uma ou mais ações relacionadas ao espaço físico, à gestão ou ao currículo. É importante, porém, que as intervenções possibilitem à escola realizar uma experiência demonstrativa, que seja amplamente divulgada e estimule processos pedagógicos, tornando-se referência na promoção da cultura da sustentabilidade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO