Escolas do município realizam atividades alusivas ao Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil

Com a finalidade de contribuir para o combate ao trabalho infantil, várias escolas municipais de Campina Grande realizaram atividades abordando o tema, nesta segunda-feira (12), data em que se comemora o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil.

As ações são resultado do projeto “MPT na Escola”, realizado nas escolas do Sistema Municipal de Ensino, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

imagem

Uma das unidades educacionais que realizaram as atividades foi a Escola Municipal Lindolfo Montenegro. Durante o evento, os alunos fizeram uma exposição do material desenvolvido em sala de aula como desenhos e textos que abordam o trabalho infantil. Os alunos explicaram as propostas de cada trabalho e refletiram sobre os problemas ocasionados quando crianças e adolescentes não têm oportunidade de ir à escola porque vivem uma realidade de exploração de trabalho.

Entre os trabalhos apresentados, um teatro de fantoches mostrou a história de uma criança que afastou-se da escola para trabalhar como vendedor nos sinais de trânsito. Na apresentação, os alunos deram vida aos personagens para reforçar que lugar de criança é na escola, demonstrando que aprenderam com clareza as lições que são trabalhadas no cotidiano escolar.

Ao falar sobre o assunto, a secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, recordou que, infelizmente, a exploração do trabalho infantil é um problema ainda presente na sociedade e ressaltou o papel da educação no combate a essa prática.

“A data de hoje chama atenção dos responsáveis pelas crianças, mas também chama a responsabilidade da sociedade como um todo e do poder público. Enquanto responsáveis pela educação pública municipal, acredito que a oferta da educação em tempo integral é determinante nesse processo porque mantém o aluno na escola, trabalha a criança na sua dimensão de integralidade com atividades lúdicas e a garante a progressão nos estudos dentro da escola, que vai se tornando um ambiente cada vez mais interessante”, comentou.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO