Escolas do Sistema Municipal de Ensino realizam atividades em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia dedicado à reflexão e defesa dos direitos dos autistas, diversas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande realizaram nesta segunda-feira (2) atividades em alusão à data, ressaltando a importância da inclusão e do desenvolvimento de ações que garantam o acesso, a permanência e a progressão de crianças e adolescentes autistas na vida escolar.

Uma das escolas a destacar a data foi a Aroldo Cruz Filho, onde foi apresentado a todas as turmas um vídeo com informações básicas sobre o autismo, seguido por uma conversa com as crianças sobre inclusão. Já na Escola Municipal Alice Gaudêncio, a data foi trabalhada com os alunos de forma lúdica, através da contação de histórias relacionadas ao tema.

Segundo a Coordenadora de Educação Especial da Seduc, Iara Moraes, embora seja lembrado nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo vai ser tema de ações em escolas e creches do município durante toda a semana.

Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino tem 183 alunos diagnosticados com autismo matriculados em suas escolas e creches, recebendo da Seduc todo o apoio necessário para ter acesso, permanecer e progredir na vida escolar.

De acordo com a secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, assim como todos os demais alunos com necessidades especiais matriculados no Sistema Municipal de Ensino, as crianças e adolescentes com autismo participam das atividades regulares e recebem atendimento complementar através dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para os casos em que o aluno apresenta algum grau de dependência, também é assegurado pelo município o acompanhamento de um cuidador.

“A gestão do prefeito Romero Rodrigues tem realizado um trabalho pioneiro na área da Educação Especial. Em 2014, tínhamos apenas um cuidador no Sistema Municipal de Ensino, número que este ano já é de 169, o que simboliza o crescimento das matrículas de alunos especiais e a confiança dos pais em nosso trabalho. Além de garantir o cuidador, também investimos em formações para todos os profissionais que trabalham com a Educação Especial e oferecemos a estrutura necessária para que nossos alunos possam ter seus direitos efetivados”, ressaltou.

Politicas  Publicas

Além das ações realizadas nas escolas e creches do Sistema Municipal de Ensino, a Seduc também integra a comissão intersetorial criada por determinação do prefeito Romero Rodrigues com a finalidade de realizar um diagnóstico estatístico dos casos existentes na cidade.
Para reunir o maior número de informações possível, a Prefeitura criou no site observacampina.com um espaço para que a população possa responder à pesquisa, disponível no ícone Cidadania Digital/ Consultas públicas.

A intenção é, a partir dos resultados dessa pesquisa, planejar e implantar políticas públicas e serviços que atendam às demandas específicas desse público, garantindo seus direitos e proporcionando melhor qualidade de vida. Além da Seduc, também participam dessa ação as secretarias de Saúde, Planejamento e Gestão, a Urbema e entidades de representantes de crianças autistas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO