Estudantes de Campina Grande vão participar do Samu Mirim

samu_mirimA rotina da Escola Municipal Dr. Chateubriand, em Campina Grande, mudou durante esta semana. Equipes do Samu 192 e estudantes de medicina e enfermagem foram às salas de aula da unidade escolar para passar aos alunos e educadores noções de primeiros socorros, asfixia e reanimação, traumatismo, queimaduras, hemorragias e transporte de acidentados. As brincadeiras deram lugar a simulações de resgate e salvamento, com direito a ambulância no pátio da escola.

O encerramento das atividades aconteceu nesta sexta-feira, 08, com a seleção de cinco estudantes que irão compor o “Samu Mirim” da cidade. Eles serão referências nas suas escolas para auxiliar nos atendimentos de primeiros socorros, como também para acionar o Samu nos casos de urgência. Para isso, ainda irão participar de outros treinamentos e também deverão receber fardamento.

O estudante Gabriel Barbosa Cavalcante, 14 anos, foi um dos alunos escolhidos pela equipe do projeto para participar do “Samu Mirim”. Segundo os professores, a identificação do menino com a ação foi imediata. “Gostei muito porque a gente pode ajudar a salvar vidas. Também aprendemos que o trabalho dos Samu é de muita responsabilidade”, contou Gabriel.

O “Samu na Escola” é uma iniciativa das secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Ministério Público. A ideia é levar o projeto às escolas do Município para aproximar a comunidade do serviço de urgência, mostrando a importância do trabalho realizado pelos profissionais do Samu. Os coordenadores também esperam diminuir o índice elevado de trotes recebidos pelo serviço diariamente.

De acordo com o coordenador geral do Samu Regional Campina Grande, Carlo Alberto Figueiredo Filho, o projeto pretende trabalhar com crianças e adolescentes do 1° ao 9° ano da educação básica, com idades entre sete e quatorze anos. “É uma proposta inovadora da Prefeitura Municipal para criarmos uma consciência de responsabilidade da comunidade com os serviços de saúde”, avaliou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO