Famílias de bebês com microcefalia participam de festa junina no Sítio São João

sao_joao_bebes_microcefaliaCom o objetivo de promover a integração das famílias das crianças assistidas no ambulatório especializado em microcefalia e outras alterações neurológicas, causadas pelo zika vírus, a Prefeitura de Campina Grande realizou uma festa junina para os pais e bebês atendidos no serviço. O arraial aconteceu na última segunda-feira, 13, no Sítio São João, e reuniu cerca de trinta famílias acompanhadas pelo ambulatório, instalado no Hospital Municipal Pedro I.

Os pais das crianças capricharam no figurino dos bebês, que estavam vestidos a caráter, com direito a noivo e noiva de quadrilha junina. De acordo com a psicóloga do setor, Jacqueline Loureiro, este tipo de atividade lúdica proporciona a integração das famílias e também contribui para o desenvolvimento dos bebês. “Nestes espaços, os pais têm a oportunidade de trocar experiências sobre o tratamento, direitos previdenciários e outros temas relacionados à microcefalia”, explicou.imagem

Desde que foi implantado pela Prefeitura, em novembro de 2015, o ambulatório já atendeu mais de cinquenta bebês que nasceram com alterações neurológicas em decorrência do zika. No serviço, as crianças fazem fisioterapia e têm acompanhamento médico com neurologista, pediatra, otorrino e oftalmologista. Também é disponibilizado atendimento com fonoaudióloga, além dos exames de imagem, como tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

O ambulatório atende crianças já diagnosticadas com microcefalia de Campina Grande e de municípios circunvizinhos. No entanto, outros 150 bebês de diversas cidades paraibanas também estão realizando exames e consultas no Hospital Pedro I para conclusão do diagnóstico. Para estes casos em investigação, o tratamento deverá ser realizado em cidades polo como Patos, Sousa e Cajazeiras.

imagem

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO