Festival São João Cultural promove reflexão sobre a seca no Nordeste

sao_joao_cultural_2015A autenticidade da cultura nordestina foi mais uma vez evidenciada, em Campina Grande, durante as apresentações do 3º Festival São João Cultural, realizado na noite deste sábado, no Teatro Municipal Severino Cabral.

O São João Cultural é uma atividade promovida pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, que acontece no período d´O Maior São João do Mundo, organizada pela Secretaria de Cultura, reunindo artistas de renome nacional, como Biliu de Campina e o poeta Felisardo Moura, mestre de cerimônia do evento que ressalta as genuínas tradições do período junino no Nordeste.

Para recepcionar os visitantes, a banda Florianos do Pífano fez sua apresentação no hall de entrada do Teatro, abrindo o evento para que o cantor e compositor Adauto Ferreira cantasse as suas composições, acompanhado da trio Forró Campina.

Cantando “de repente”, os violeiros Daniel Olímpio e Hipólito Moura fizeram versos, ressaltando a temática da seca, fazendo um alerta para a necessidade do uso consciente da água, problema que não atinge apenas o Nordeste e que precisa ser abordado em discussões nacionais. Benedito do Rojão cantou as belezas da Paraíba, com um repertório que ressaltou a alegria do povo paraibano. Em seguida, as vozes femininas de Mariana Teles e Lara Moura descontraíram a plateia com a “contação de causos” do dia a dia de um povo festeiro.

O professor Daniel Duarte também se apresentou na noite deste sábado, fazendo um dueto com o Felisardo Moura e empolgando a plateia, que se reconheceu nas estórias contadas por eles. O show de Eloisa Olinto trouxe vibração à plateia, antes da participação do cantor Biliu de Campina que, homenageando os nordestinos, cantou as belezas da Rainha da Borborema e da Paraíba.

O titular da Secult, Lula Cabral, esteve presente no evento, ressaltando a importância de manter a essência dos festejos juninos, para que o povo não perca a identidade. Assim somos, pacatos e festeiros. Assim queremos festejar os santos juninos, mantendo viva a essência do nosso povo. O São João Cultural é a prova de que nossa cultura é viva e dinâmica”,  asseverou Lula Cabral.

No próximo sábado, 27, o Teatro Severino Cabral abre novamente as portas para os artistas paraibanos, a partir das 19h, com entrada gratuita. O show será comandando novamente por Biliu de Campina, Roninho do Acordeon, Luizinho Calixto, Geralda Velez, Florianos do Pífano, além das apresentações do grupo Acauã da Serra, Brasil Caboclo, Ágda Moura e Daniel Duarte.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO